Capitão Wagner quer doar terrenos a policiais; Luizianne critica

Candidato quer entregar terrenos para construções de casas a PMs em Fortaleza. “Nós temos 35 mil servidores municipais e você quer doar aos estaduais?”, indagou a petista

Foto: Daniel Pearl Bezerra - Mídia Livre.

Na manhã desta terça (27), a TV Jangadeiro promoveu um debate entre os candidatos à prefeitura de Fortaleza (CE). A candidata Luizianne Lins (PT) destacou suas ações na área da segurança durante suas duas gestões anteriores, entre 2005 e 2012.

Por outro lado, o candidato Capitão Wagner (PR) foi muito criticado pelos candidatos por basear grande parte da sua campanha apenas no tema de segurança pública.

Por exemplo, Luizianne criticou o fato do Capitão Wagner ter prometido ceder terrenos para construção de casas aos policiais militares, em detrimento de outras parcelas da população.

“Você quer oferecer terrenos da prefeitura para construir casas a policiais. E o restante da população? Nós temos 35 mil servidores públicos municipais e você quer ceder terrenos para servidores públicos estaduais”.

A petista afirmou que querem criar soluções “mirabolantes e mágicas” na segurança pública. Porém, lembrou ela, a PM e outras entidades policiais não resolveram a questão da violência na cidade. “Como acham que a Guarda Municipal armada vai resolver o problema da violência em Fortaleza?”, perguntou.

Ela destacou que, durante sua gestão, o investimento da Guarda passou de R$ 19 milhões para R$ 93 milhões. Além disso, a então prefeita criou a ronda escolar, o pelotão ambiental, o pelotão de salvamento (os salva-vidas que atuam na orla de Fortaleza), além de outras medidas que valorizaram de forma sem precedentes os guardas municipais de Fortaleza.

Emprego e renda

Além da segurança, Luizianne também afirmou que, quando prefeita, planejou a cidade para os próximos 20 anos. Ela lamentou o fato de muitos de seus projetos terem sido descontinuados pela gestão atual do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Um dos fatores que exaltou em suas gestões é que, naquele tempo, Fortaleza era a terceira cidade do Brasil – e a primeira do Nordeste – com mais trabalhadores com carteira assinada. De acordo com ela, o resultado foi conquistado por ações de programas da prefeitura, como o CredAmigo, que incentivou a criação de novos pequenos e médios negócios.

Ela também garantiu que, caso seja eleita prefeita, vai transformar a feira da José Avelino no maior polo de confecção do Norte-Nordeste.

Apesar de ser uma das cidades mais visitadas por turistas do Brasil, apenas em sua gestão foi criada a Secretaria de Turismo de Fortaleza. Luizianne garantiu que vai investir ainda mais no turismo, com a criação, por exemplo, de novos polos gastronômicos pela cidade.

Ela destacou, porém, que seu foco será sempre a população mais pobre da cidade. “Prefeito tem a obrigação moral de olhar para quem mais precisa”.

Assista ao debate:

Tribuna do Ceará está ao vivo “com o #DebateJangadeiro entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Acompanhe nossa transmissão e comente os principais trechos deste encontro com a participação de Capitão Wagner, Heitor Férrer, Luizianne Lins, Roberto Claudio, Ronaldo Martins e Tin Gomes.”

Publicado por Tribuna do Ceará em Terça, 27 de setembro de 2016

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

PT abre alianças contra bolsonarismo, DEM e PSDB para defender o  povo Brasil
Em Fortaleza, comício virtual de Luizianne reúne Lula e Haddad Eleições
Em Fortaleza, intelectuais e ativistas assinam carta de apoio a Luizianne Eleições
O dedo podre de Bolsonaro arrasa a direita em capitais do país. Apoio do Planalto virou problema Eleições

Mais notícias

PT Cast