Caravana da Terra irá de Brasília a Porto Alegre para dia 24

Caravana vai de Brasília a Porto Alegre e fará paradas para criar Comitês em Defesa da Democracia e de Lula

Divulgação

A Secretaria Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores irá organizar em parceria com a Secretaria Nacional do Meio Ambiente a Caravana da Terra por Justiça e Democracia, saindo de Brasília com destino a Porto Alegre, para participar do julgamento do ex-presidente Lula em segunda instância.

A caravana deve sair da capital federal no dia 20 de janeiro, parando em diversas cidades para mobilizar Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato. A chegada em Porto Alegre é prevista para o dia 24.

“Estamos em contato com entidades, movimento sociais ligados ao campo, a Via Campesina, o MST (Movimento Sem Terra), o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Contag, Contraf, e outras entidades e movimentos para que a gente faça uma manifestação vigorosa”, afirmou o deputado federal e presidente da Secretaria Agrária, Patrus Ananias.

“Eventos pacíficos, não violentos, democráticos, que mostrem que a consciência cívica, a consciência democrática e jurídica do Brasil, o que nós temos de mais avançado do ponto de vista da compreensão desses direitos, não aceita esse julgamento político”, acrescentou.

A caravana irá partir de Brasília com apoio de secretarias nacionais e estaduais, parando em diferentes pontos do país, abrindo os Comitês de Defesa do presidente Lula e da democracia.

As paradas devem ocorrer nas cidades de Uberlândia (MG), Sumaré (SP), Lapa (PR), São Miguel do Oeste (SC), com o objetivo de reunir lideranças e militantes dos movimentos da terra, da Reforma Agrária e que atuam pelo desenvolvimento da Agricultura Familiar.

“É um julgamento político, um julgamento que procura retirar o presidente Lula de 2018, com isso consolidando o golpe que eles começaram com o afastamento da presidenta Dilma, que continuou com o desmonte dos direitos e conquistas sociais, inclusive direitos trabalhistas, e agora querem desmontar a previdência social”, afirmou o parlamentar.

“Por isso é fundamental que as pessoas comprometidas com o Brasil, com a democracia, com os pobres, com a justiça social, com a soberania do nosso país, estejam atentas e participem dos eventos que a partir do dia 22 estarão ocorrendo em Porto Alegre.”

 

A organização da caravana pede apoio financeiro de militantes e cidadãos que defendem a democracia, para viabilizar o projeto “em condições dignas, ainda que austeras e modestas”, nas palavras de Patrus. Os interessados em colaborar podem acessar o site comlulaemportoalegre.com.br

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast