Cardozo: Pacote de combate à corrupção agilizará processos

Segundo ministro, Dilma deve anunciar medidas contra atos ilícitos nos próximos dias. Ele também descartou hipóteses de golpe contra a democracia

Brasília- DF- Brasil- 15/03/2015- Após protestos realizados em todo o país, os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, fazem pronunciamento (José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, explicou, em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” publicada nesta segunda-feira (16), que o pacote de combate à corrupção a ser anunciado pela presidenta Dilma Rousseff nos próximos dias agilizará processos contra desvios de recursos públicos. Além disso, a iniciativa deve punir corruptos de forma mais rápida e criminalizar servidores públicos que tiverem enriquecimento ilítico comprovado.

“É nessa linha que vamos trabalhar nossas medidas de combate à corrupção. A presidente Dilma falou na posse que em seis meses essas medidas seriam apresentadas. Vamos encaminhar muito antes desse prazo”, disse o ministro.

De acordo com o ministro, o governo federal avalia que é preciso aperfeiçoar a legislação brasileira. “As linhas essenciais foram anunciadas pela presidente na campanha eleitoral. Agora elas passaram por estudos jurídicos. Vamos aguardar o anúncio da presidente, porque foi uma promessa eleitoral e ela irá honrá-la”, afirmou.

Além disso, Cardozo disse ser preciso fazer um debate político para melhorar a situação do País. Segundo ele, o governo quer dialogar.

“Vamos fazer o debate político e mostrar que o país hoje não quer que a situação piore, mas melhore. Precisamos ter a responsabilidade política e econômica que o momento exige. Precisamos buscar convergências e afastar as divergências para a hora certa”, explicou Cardozo.

Sobre as tentativas de golpe contra a democracia e pedidos de impeachment, o ministro relembrou que o Brasil tem instituições sólidas e vive em democracia.

“Tenho absoluta convicção de que a institucionalidade brasileira existe em tal dimensão que absorve situação de crítica ao governo e de aplauso. Não tenho uma visão catastrofista”, garante.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Folha de S. Paulo”