Cariri é símbolo do Nordeste que deu certo com Lula e Dilma

Na caravana Lula Pelo Brasil, ex-presidente visita a região no sertão cearense que é marco das transformações pelo qual o Nordeste passou nos governos do PT

Ricardo Stuckert

Luz para Todos, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Transposição do São Francisco, Universidades e Institutos Federais. Esses são alguns dos programas e benefícios sociais a que a população do Cariri teve acesso durante os governos do Partido dos Trabalhadores.

Por tudo isso, a região no sertão cearense, que compreende nove cidades e faz divisa com Pernambuco, Piauí e Paraíba, pode ser considerada símbolo das principais transformações pelo qual o Nordeste passou quando Lula e Dilma foram presidentes.

E nesta quarta-feira (30), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Juazeiro do Norte (CE), o centro do Cariri, pelo projeto Lula Pelo Brasil. Um dia antes, será a vez da cidade de Quixadá (CE) receber Lula.

As ações dos governos petistas no Cariri foram em três áreas fundamentais: na infraestrutura logística; na educação, ciência e tecnologia; e no fortalecimento da economia local.

Quem nos conta é o deputado federal e líder da Minoria da Câmara, o cearense de Quixeramobim, José Guimarães (PT-CE).

“O Cariri é símbolo do que nós fizemos nas mais variadas áreas, que deu sustentabilidade ao crescimento e ao desenvolvimento da região”.

Lula e o deputado pelo Ceará José Guimarães (PT-CE)

Na infraestrutura, os principais projetos foram a transposição do rio São Francisco e o Cinturão das Águas do Ceará, com foco no abastecimento de água para a região; a Transnordestina, ligando os estados do Ceará, Maranhão e Pernambuco; e o Luz para Todos, que universalizou o acesso a energia para todas as partes do Cariri, em especial a área rural.

Pensada para reduzir os problemas gerados pela seca no sertão, a transposição do São Francisco saiu do papel no governo Lula e, até o golpe que derrubou a presidenta Dilma, tinha sido 86,3% executada.

“O que falta da obra até hoje não foi retomada na dimensão que precisa. A obra está sem condições de terminar e pode ocasionar um colapso hídrico na região se não for terminada até dezembro”, alerta Guimarães.

E o eixo norte da transposição se soma às obras de infraestrutura hídrica do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), executadas em parceria entre o governo federal e o governo do estado do Ceará, comandado pelo governador Camilo Santana (PT).

Dividida em três partes, o Cinturão das Águas é o que vai levar as águas do São Francisco para todo o estado do Ceará.

“Quando o PT saiu do governo federal, deixou convênio assinado com o governo do estado na ordem de R$ 3,5 bilhões e o primeiro trecho está para ser concluído”.

Outra obra iniciada pelo PT e atualmente paralisada é a Transnordestina, ferrovia que liga o Porto de Pecém no Ceará, ao Porto de Suape em Pernambuco, ao Porto de Itaqui no Maranhão, e à área de soja em Eliseu Martins no Piauí.

“A Transnordestina vai fazer a interligação modal para a integração econômica da região Nordeste, principalmente dos estados do Ceará, Pernambuco e Maranhão. É uma obra orçada em R$ 5,5 bilhões. Mas, há quase dois anos a obra está parada”, explica o parlamentar.

No Cariri, passei pelas obras da Transnordestina, importante instrumento de desenvolvimento para toda região, que estão paralisadas. Até quando?

Publicado por Deputado José Guimarães em Sexta, 18 de agosto de 2017

Quanto aos investimentos em educação feitos pelos governos Lula e Dilma no Cariri, o deputado Guimarães sabe de cor. É que uma dessas ações – o campus de Ciências Agrárias do Crato, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) – é fruto de uma emenda parlamentar sua.

Na verdade, toda a UFCA, inaugurada em 2013 pela presidenta Dilma, foi criada com forte articulação de Guimarães ainda no governo Lula, com o então ministro da Educação, Fernando Haddad.

“Na educação, a coisa mais simbólica é a criação da Universidade Federal do Cariri. É ela que está fazendo a diferença, porque significa investir em educação é dar sustentabilidade ao crescimento econômico da região”, declarou o deputado.

Com o objetivo de promover a inclusão social, o desenvolvimento da região e a interiorização do ensino superior, a UFCA surgiu do desmembramento da Universidade Federal do Ceará e tem, atualmente, cinco campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó.

A região também recebeu dois campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE), criado por Lula, no Crato e em Juazeiro do Norte, interiorizando o ensino técnico e profissionalizante. Ao todo, o estado conta com 32 campi do IFCE.

Já na área econômica, destaca José Guimarães, a principal ação das gestões petistas fica por conta dos investimentos realizados pelos bancos públicos no fortalecimento do setor calçadista de Juazeiro do Norte, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

“O setor calçadista do Cariri é atualmente o terceiro polo calçadista do País, por conta do financiamento via FNE, que sustentou o crescimento do setor produtivo e a geração de emprego na região”, conta.

Nos governos Lula e Dilma, o polo calçadista se fortaleceu de tal ordem que hoje ele praticamente sustenta a economia na cidade de Juazeiro do Norte, por exemplo.

“Essas são as marcas mais exuberantes dos governos Lula e Dilma no Cariri”, resumo, orgulhoso, o deputado cearense.

Região do Cariri, no Ceará

Os governos do PT também deram atenção especial à área social nesta parte do sertão do Ceará.

Só do Minha Casa Minha Vida, por exemplo, foram em torno de 5 mil moradias do programa espalhadas pela região, principalmente no Crato, Juazeiro e Barbalha.

O Bolsa Família praticamente resolveu o problema da miséria na região, garante Guimarães.

“A pobreza rural foi praticamente extinta, zerada no Cariri, porque o Bolsa Família ajudou a recuperar a condição de vida dessas pessoas com vulnerabilidade que moravam no sertão”, aponta.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias