Após CPI, vazamentos seletivos persistem

Brasileiros citados no caso SwissLeaks têm nomes divulgados a critério de jornalista

Uma seleta lista, guardada a sete chaves, compreende nomes de mais de oito mil brasileiros citados no caso conhecido como SwissLeaks, de contas secretas na Suíça do banco britânico HSBC. O jornalista autorizado no Brasil a ter acesso aos CPFs é Fernando Rodrigues, dono de um blog no portal UOL, e responsável por informar 15 nomes para a Revista Época, da Editora Globo.  Os nomes configuram a pequena lista de 342 investigados pela Receita Federal no caso, também repassada pelo jornalista.

A divulgação acontece poucos dias após o Congresso autorizar a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do SwissLeaks-HSBC no Senado para investigar as suspeitas de evasão fiscal, mesmo sem receber uma assinatura sequer de parlamentares do PSDB. Fatos ignorados pelos veículos da Editora Globo.

Entre os brasileiros com movimentações mais expressivas, até agora, estão o banqueiro Edmond Safra, morto em 1999, e a família Steinbruch. Juntos, os valores ultrapassam US$ 500 milhões. Isso não quer dizer que as movimentações sejam ilícitas, mas estão sendo investigadas.

Entre os citados, encontra-se também nomes como o de investidor da Eternit e Usiminas, Lírio Alberto Parisoto, do empresário e pecuarista Arnaldo José Cavalcanti Marques e do banqueiro Ricardo Steinbruch. Os três confirmaram as contas e afirmaram que são de fonte lícita e compatíveis com a renda.

Na lista, há também o nome de uma dona de casa, a Conceição Aparecida Paciulli Abrahão, investigada por fraudes em licitação. Segundo a revista, quanto procurada, Conceição negou ter conta na Suiça. O engenheiro José Roberto Cury disse à reportagem desconhecer as investigações do SwissLeaks e não quis dar informações.

Desde janeiro, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) analisa informações de 342 CPFs de brasileiros clientes do HSBC, na Suíça. O órgão do Ministério da Fazenda (MF) constatou 60 nomes identificados em 1.246 operações de controle sobre movimentações suspeitas. O Coaf enviou à Receita Federal (RF) um relatório técnico de alerta contendo todo o histórico das contas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal (PF) que investigue CPFs brasileiros com contas secretas. De acordo com nota divulgada no sábado (28), a ordem foi encaminhada ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, para que seja feita a apuração de “eventuais ilícitos e adoção das providências cabíveis”.

CPI – O 14 senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) apoiaram o requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do SwissLeaks-HSBC no Senado. A iniciativa do pedido foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), na quinta-feira (26).

Nenhum senador tucano assinou o pedido. Em declaração a jornalistas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, ressaltou a importância da comissão, principalmente diante do silêncio de parte da imprensa.

“Será extremamente importante para elucidar fatos que, até agora, têm sido colocados em segundo plano no Brasil, até mesmo pela mídia”, disse Humberto Costa.

O caso – No início de fevereiro, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) revelou cerca de 60 mil arquivos vazados pelo ex-funcionário do banco inglês HSBC, Herve Falciani, com mais de 100 mil nomes de clientes suspeitos de movimentarem, entre 1988 e 2007, mais de US$ 100 bilhões acobertados pelo banco contra o fisco.

São pessoas do mundo todo e dos mais diversos segmentos sociais e produtivos. Artistas, esportistas, políticos, empresários e criminosos compõem a lista que está sendo investigada para detectar quem esconde dinheiro lícito e ilícito, provenientes do tráfico e de guerras. A história do HSBC está intimamente ligada a dinheiro oriundo do tráfico de ópio.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast