Cássio Nogueira: Tá na hora de o PT visitar a casa do povo brasileiro

Parafraseando o presidente Lula, nunca antes na história do Brasil este país experimentou tamanha desconstrução de direitos dos mais pobres

Paulo Pinto/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

Movimentos sociais e sindicatos exigem Diretas Já

O golpe que empunhava a bandeira do combate à corrupção e a insígnia da recuperação econômica se mostrou o avesso do que pronunciavam os guardiões da moral e da República nas tribunas do Congresso Nacional. Hoje, o Brasil experimenta a maior crise econômica e institucional que a história do país já viveu.

De um lado, um presidente golpista que se utiliza de sua ampla capacidade de gerenciador do fisiologismo parlamentar para retirar direitos da classe trabalhadora por meio de suas reformas da Previdência e trabalhista, hipotecando a economia nacional com a venda dos ativos da Petrobras, a abertura de capital para venda de terras a estrangeiros e promovendo o maior redirecionamento orçamentário para garantir os lucros da elite nacional e internacional.

De outro lado, os trabalhadores e trabalhadoras que amargam a própria sorte ao passo em que seus direitos são retirados diuturnamente por meio de ações contra o povo.

É sabido também que, para além do golpe, a elite nacional promove contra o PT a maior perseguição que um partido político já viveu na história recente da democracia brasileira, cujo único “pecado” foi seus mais diversos e amplos acertos em direção à justiça social no Brasil.

Encastelados no Judiciário, os procuradores da República e um juiz de primeira instância tentam impedir o campo popular de participar das eleições por meio do impedimento jurídico da candidatura do presidente Lula, que é o maior líder popular que a história recente do mundo já viu nos últimos 30 anos.

Utilizando-se de uma farsa jurídica, encenam um julgamento e uma possível condenação sem provas, com prisões arbitrárias, condenações frágeis e autoritarismo de toga para manchar a vida pública daqueles que se dedicaram a lutar pela emancipação de homens e mulheres que tiveram seus direitos historicamente usurpados e negados. Como é o caso do nosso grande companheiro José Dirceu.

Em meio a este estado de guerra que as elites nacional e internacional impuseram ao povo brasileiro, cabe à esquerda brasileira resistir nas ruas à ofensiva contra o povo. Porém, cabe ao PT, à Frente Brasil Popular e à Frente Povo Sem Medo ampliar o diálogo com sua base social.

Para isso é necessária e urgente uma ampla campanha de esclarecimento do que o golpe parlamentar e midiático promove neste país, não apenas em atos de rua ou atos públicos.

É preciso mais; é imperativo visitar cada brasileiro e brasileira país afora, casa a casa, para chamar nosso povo ao combate nas ruas, já que enquanto os atos são importantes e vitoriosos, a elite – por meio de seus meios de comunicação – dialoga com o povo em suas casas, todos os dias, por meio de seus programas de rádio e TV.

Saiamos de nossos auditórios e plenárias e retomemos, porta a porta, o diálogo com nosso povo e nossa gente!

Por Cássio Nogueira, Assessor da Liderança do PT Senado, Secretário Estadual de Juventude do PT-PA (2010 – 2013) e Secretário Nacional de Organização da JPT (2014 – 2016), para a Tribuna de Debates do PT.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast