CCJ do Senado aprova indicação de Fachin ao STF

Indicação do jurista deverá ser votada em plenário na terça (19). Caso aprovado, ele estará apto para assumir a vaga deixada por Joaquim Barbosa na Suprema Corte

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, na noite de terça-feira (12), a indicação do jurista Luiz Edson Fachin para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para assumir a vaga do ex-ministro da Suprema Corte Joaquim Barbosa.

A votação secreta aconteceu após mais de 12 horas de sabatina. Fachin foi aprovado por 20 votos favoráveis contra sete contrários.

Com a aprovação na CCJ, a indicação de Fachin será votada no plenário do Senado. Caso também receba a maioria dos votos favoráveis, ele estará apto a tomar posse como ministro do STF.

Os senadores da CCJ aprovaram, após a votação, regime de urgência para análise da indicação em plenário. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a previsão é que a deliberação aconteça na próxima terça-feira (19).

No Twitter, o líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, que Fachin sai aprovado da sabatina como um “sobrevivente”.

“O professor Fachin disse, no início da sua sabatina, que se julgava um sobrevivente. Sai daqui hoje com a mesma certeza. O professor Fachin disse, no início da sua sabatina, que se julgava um sobrevivente. Sai daqui hoje com a mesma certeza”, comentou.

Da Redação da Agência PT de Notícias