Chico D’Ângelo

dep.chicodangelo@camara.leg.br
(62) 3215-5542

Chico D’Ângelo, médico graduado na Faculdade de Medicina de Campos (RJ), teve seu primeiro contato com a militância política no movimento estudantil. Foi presidente da Associação dos Médicos Residentes da Santa Casa do Rio de Janeiro e, naquele momento, tornou-se um dos líderes da primeira greve desta categoria, no ano de 1978, em plena ditadura militar.

Após graduar-se, atuou no movimento sindical, tendo sido diretor do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Médicos, período em que também integrou o Conselho Regional de Medicina do estado.

Tem orgulho de ter participado da histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que lançou as bases do Sistema Único de Saúde (SUS). Posteriormente militou na luta pela implantação do SUS.

Adquiriu experiência como gestor público na condição de Secretário Municipal de Saúde de Niterói (RJ) entre 2002 e 2006, período no qual integrou a diretoria do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde.

Eleito deputado federal em 2006, atuou entre 2007 e 2010 na Comissão de Seguridade Social e Família, que trata na Câmara dos temas da saúde, da assistência social e dos direitos previdenciários. Além disso, tratou de questões de interesse dos petroleiros, dos pequenos agricultores e de outros segmentos sociais.

Nas eleições de 2010 ficou na primeira suplência, chegando a assumir o mandato de fevereiro de 2011 a novembro de 2012.

Elegeu-se novamente deputado federal em 2014 e continua se dedicando ao fortalecimento do SUS, bem como atuará com as bandeiras do movimento sindical, na defesa dos direitos trabalhistas e temas afins.