Chomsky sugere que Lula foi vítima de um novo tipo de golpe

Para o filósofo norte-americano, um dos maiores intelectuais da atualidade, o ex-presidente pode ter sido vítima de um novo golpe, com apoio dos EUA

Rogério Tomaz Jr

Noam Chomsky

Durante uma conferência na Fundação Liber Seregni, no Uruguai, nesta segunda-feira 17, o filósofo norte-americano Noam Chomsky, um dos maiores intelectuais da atualidade, sugeriu que o ex-presidente Lula tenha sido vítima de um novo tipo de golpe, com apoio dos Estados Unidos.

Ressaltando a “liderança de Lula” na América Latina, Chomsky destacou que as políticas do ex-presidente petista “foram semelhantes às dos anos 60, que levaram a um golpe militar fortemente apoiado pelos Estados Unidos”.

“Mas agora [com Lula no governo] os EUA não tinham condições de dar um golpe militar”, completou. Pouco antes, ele havia dito que a “América Latina foi a primeira vítima do neoliberalismo e do Consenso de Washington”.

“E a América Latina foi a primeira região a dispensar e a emergir do Consenso de Washington e do neoliberalismo”, disse, segundo a cobertura feita pelo jornalista Rogério Tomaz Jr., pelo Twitter, da palestra do linguista.

Chomsky disse ainda que “a estrutura de classes da América Latina possui enorme concentração de renda e desigualdade”.

O intelectual norte-americano comentou a crise dos refugiados: “é uma crise cultural e moral da nossa sociedade”. E criticou a omissão da mídia ao não cobrar de Donald Trump posição a respeito da mudança de clima global. Ele mencionou também a possibilidade de, numa eventual corrida nuclear, um ataque preventivo da Rússia iniciar uma guerra que aniquile a humanidade.

*Do Brasil 247