Ciclovias de São Paulo garantem diretos à juventude

Para o secretário municipal de juventude do PT em São Paulo, as ciclovias beneficiam os jovens da periferia da capital

No último domingo (28), mais uma ciclovia foi inaugurada em São Paulo (SP), desta vez na Avenida Paulista, zona central da cidade. Na opinião do secretário Municipal de Juventude do PT, Erik Bouzan, as ciclovias beneficiam principalmente os jovens da capital.

“Ciclovia e juventude tem tudo a ver. A inauguração da ciclovia da Paulista foi um marco na nova política de mobilidade da cidade. E o perfil das pessoas que estavam no evento era majoritariamente jovem”, destaca Erik.

O direito ao território e à mobilidade está previsto no Estatuto da Juventude, que inclui a promoção de políticas públicas de moradia, circulação e equipamentos públicos, no campo e na cidade, como direitos dos jovens.

Para o secretário municipal de juventude do PT em São Paulo, a mobilidade por bicicleta acaba beneficiando a juventude, principalmente a da periferia, pois ela tem mais dificuldade de ter um automóvel e de se locomover pela cidade, e fica dependendo sempre do transporte coletivo.

“É importante destacar que também estão sendo feitas ciclovias nas periferias de São Paulo, pois a política de mobilidade do prefeito Haddad se pretende universal e atinge toda a cidade”, completa o secretário.

Dentro de uma nova perspectiva de acesso e direito à cidade, as ciclovias e o passe livre estudantil são exemplos de políticas de mobilidade urbana. O passe livre estudantil na capital paulista já está valendo desde o começo deste ano letivo e beneficia aproximadamente 380 mil jovens.

Sobre o fechamento da Av. Paulista para carros aos domingos, Erik acredita que a inauguração de domingo mostrou que é possível, que não atrapalha o trânsito da região e que tem público, majoritariamente jovem, para ocupar o espaço público. “Caso isso aconteça, será um marco do direito à cidade”, finaliza.

Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast