Cida Abreu é nomeada para a Fundação Cultural Palmares

Até então à frente da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, Cida Abreu irá ocupar o cargo deixado por Hilton Cobra

Foto: Cristiano Silva

A presidenta Dilma Rousseff nomeou a Cida Abreu para presidir a Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta (29).

Cida Abreu estava à frente da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, e ocupará o cargo deixado por José Hilton Santos Almeida, conhecido como Hilton Cobra.

A Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.

História – A nova presidenta da FCP nasceu em Miracema (RJ) e formou-se em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera. É técnica em contabilidade e pedagoga com Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Paulo Freire.

Em 1998, fundou e presidiu o Movimento de Pesquisa da Cultura Negra de Miracema. Participou também do Movimento Social Negro Brasileiro, onde trabalhou em defesa do Patrimônio Material e Imaterial da Cultura Negra.

Na educação, coordenou o Pré-Vestibular para Negros e Carentes na Região Noroeste Fluminense, em parceria com a vice Reitoria Comunitária da UERJ (2000-2004). Foi também assessora da Fundação para a Infância e a Adolescência para Assuntos Étnicos Raciais – SUPERDir, do Governo do Rio de Janeiro.

Em 2010, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa do estado. Em parceria com a PUC-Rio, participou do mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana de Umbanda e Candomblé do Rio, rendendo o Prêmio Nacional de Direitos Humanos para a Casa do Perdão.

Colaborou com o lançamento dos livros Racismo no Futebol, da editora Ser, em 2012; e Políticas de Igualdade Racial, as Reflexões e Perspectivas, da ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, editado pela Fundação Perseu Abramo, Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT e Fundação Friedrich.

Coordenou ainda o projeto Festival de Cultura Negra Candanga, em 2014.

No exterior – Representou o Brasil em reunião dos movimentos sociais no XI Fórum Social Mundial em Dakar, no Senegal. Juntamente com a ministra da Seppir, Luiza Bairros, coordenou a mesa de Ministros-Chefes de Estados, no Fórum Social Mundial de Dakar sobre empoderamento das mulheres negras no governo e na política, em 2011.

Militância partidária – Cida Abreu foi secretária nacional de Combate ao Racismo do PT , de 2008 a 2015, onde coordenou o Encontro de Negras e Negros do PT , o IX Encontro Nacional de Combate ao Racismo em Recife-PE, o I colóquio O PT a questão racial e o Movimento Negro, com a palestra magna da professora doutora Marilena Chauí, em 2012.

Foi membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo e organizou a I Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo do PT, também em 2012.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast