Cimi registra 53 assassinatos de índios em 2013

Mato Grosso do Sul figura como o mais violento do País no relatório, com 33 mortes

Pelo menos 53 índios foram assassinados durante 2013 em consequência de conflitos, diretos ou indiretos, pela disputa por terras. O dado faz parte do relatório sobre a violência contra os povos indígenas brasileiros que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou hoje (17), em Brasília.

Mato Grosso do Sul figura como o mais violento do país no relatório, com 33 ocorrências (66%).

Além de 14 casos em que índios foram ameaçados de morte, o Cimi identificou, em 2013, 13 homicídios culposos (não intencional), 10 casos de violência sexual. As tentativas de assassinato foram 328 no ano passado e 1.024 em 2012 – esses números são elevados porque, em algumas ocorrências, a ameaça foi dirigida a toda a comunidade.

A organização indigenista, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), registrou 60 casos em 2012.

O relatório também aponta que 8.014 dos 896.917 índios brasileiros (dado do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010) sofreram algum tipo de violência decorrente da omissão do Poder Público. Os casos são de falta de assistência escolar, de saúde, falta de políticas públicas que impeçam a disseminação de bebidas alcoólicas e outras drogas entre a comunidade e até tentativas de suicídio. O resultado nesse quesito é inferior aos 106.801 casos registrados em 2012.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil