CNBB: Não se pode querer voltar atrás a um período como o da ditadura militar

Para o presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, é preciso responsabilizar os adultos aliciadores de menores e garantir os direitos das crianças e adolescentes

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, criticou, em entrevista ao “Brasil Econômico” publicada nesta segunda-feira (22), a proposta de redução da maioridade penal, em discussão na Câmara dos Deputados. Para ele, diversas medidas deveriam ser colocadas em prática antes da alteração na Constituição.

“Há passos anteriores que não estão sendo dados. Temos que criar condições para crianças e adolescentes terem direitos assegurados. Isso depende de políticas públicas, do governo, de as Igrejas fazerem sua parte”, afirmou.

“Temos que responsabilizar os adultos aliciadores de menores. Em grande parte, as infrações cometidas por adolescentes são maquinadas por adultos – é preciso responsabilizá-los”, defendeu.

Sobre as manifestações conta o governo federal, ele disse ser preciso reivindicar sem violência. ” É lamentável que algumas iniciativas de grupos minoritários ponham em xeque conquistas que tivemos. Não se pode querer voltar atrás a um período como o da ditadura militar”, avaliou.

“O que digo é que é direito manifestar-se, e é bom que se manifeste, mas sem desrespeito e sem violência”, completou.

Além disso, Dom Sérgio saiu em defesa do combate da intolerância religiosa e comentou o ataque a uma garota de 11 anos, enquanto ela deixava um culto de Candomblé.

“O candomblé é uma religião de raiz africana que precisa ser respeitada. Não se justifica a agressão a alguém porque pratica essa religião. As religiões e as igrejas jamais poderão incentivar a intolerância, porque estariam contrariando a essência de cada religião”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Brasil Econômico”