CNT/MDA: Lula é líder absoluto com 48% dos votos válidos

Pesquisa de intenções de votos realizada após registro oficial de candidatura mostra que preferência por Lula só cresce

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato favorito dos brasileiros e a preferência popular vem crescendo. A pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) feita pelo instituto MDA, divulgada nesta segunda-feira (20) mostra que ele teria 48% dos votos válidos – excluindo brancos e nulos – se as eleições fossem hoje.

De acordo com o levantamento, as intenções de voto no candidato registrado pelo PT no dia 15 de agosto é de 37,3% na pergunta estimulada, quando os nomes são apresentados na entrevista. Lula teve um crescimento de 5 pontos percentuais desde a última pesquisa da CNT/MDA, realizada no mês de maio. A quantidade de brancos, nulos e indecisos seria de 23,1%, que não são contabilizados para os votos válidos.

Lula também lidera na pesquisa espontânea, com 20,7% das intenções de voto. Entre os candidatos pesquisados, Lula também é aquele que tem o voto como mais certo pelos eleitores. Para 82,3% daqueles que escolhem Lula, a decisão de voto é tida como definitiva.

No segundo turno a vitória de Lula sobre qualquer outro candidato também é dada como certa. Em um cenário com Ciro Gomes, Lula teria 49,4% dos votos e o adversário teria apenas 18,5%. Contra Geraldo Alckmin (20,4%), Lula seria eleito com 49,5% dos votos. Contra Jair Bolsonaro (26,4%) no segundo turno, Lula tem 50,1% dos votos válidos. Se o cenário fosse entre Marina Silva e Lula, o petista levaria 49,8% dos votos contra 18,8% da candidata da Rede.

Na pergunta que questiona a possibilidade de se votar em cada candidato, Lula também lidera. Para 31,4% dos entrevistados Lula é o único candidato em que votaria e para 24,2% é um candidato em que poderia votar, totalizando 55,6% de potencial positivo. Lula também apresentar uma das menores rejeições entre todos os candidatos pesquisados.

Por Redação da Agência PT de notícias