Codevasf instala cisternas em Sergipe

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba entregou, em 2014, 4,1 mil cisternas em Sergipe. Os reservatórios beneficiam mais de 20 mil sergipanos

CODEVASF CISTERNA INTERNA

Água para Todos: programa do governo federal traz solução para a seca

A instalação das cisternas faz parte do programa Água Para Todos, criado pelo governo federal, em 2011. Em dezembro, a Codevasf atingiu a meta de 172 mil cisternas instaladas em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

De acordo com a companhia, em Sergipe, as cisternas, com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água, foram distribuídas a famílias em 20 municípios. Cada reservatório tem capacidade de abastecer cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair, a companhia irá ampliar a instalação de cisternas e construirá barreiros no interior do estado. A expectativa é alcançar, em breve, a meta de 4,4 mil cisternas em Sergipe.

Além disso, o programa do governo federal deverá possibilitar a implantação de 210 barreiros para armazenar água para abastecer rebanhos em Sergipe. Os barreiros beneficiarão cerca de 5,7 mil famílias em dez municípios.

O Água Para Todos teve como meta inicial entregar 750 mil cisternas até o fim de 2014. No entanto, até novembro, foram instaladas 771.344 unidades. A iniciativa contou com R$ 6,1 bilhões em investimentos. Mais de mil cidades foram atendidas e 5 milhões de brasileiros beneficiados.

Desde 2003, o governo federal instalou mais de 1,1 milhão de cisternas em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A capacidade de total de armazenamento dos reservatórios é de 17,6 bilhões de litros de água.

As cisternas são soluções simples encontradas pelo governo federal para captar e armazenar a água da chuva. Desta forma, a iniciativa ameniza os efeitos da seca prolongada e também reduz as doenças nas comunidades atendidas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Codevasf

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast