Colóquio de segurança pública pretende envolver bases na mudança do modelo

Organizadora do evento, Gleide Andrade diz que maioria de vagas foram preenchidas e que mudar o atual sistema requer envolvimento da sociedade   

Divulgação

Gleide Andrade

A vice-presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade, defende que a adoção de um novo modelo de segurança pública no Brasil exige mudanças culturais e precisa envolver a base social, não apenas simpatizantes e militantes da sigla.

Gleide lidera a organização do “1º Colóquio de segurança pública” do PT, marcado para os dias 3 e 4 de dezembro e reunirá, em Belo Horizonte (MG), grandes especialistas nacionais e autoridades internacionais no assunto. O encontro conta com o apoio da Fundação Perseu Abramo e da alemã Fundação Frederic Ebert (FES), bem como do Instituto Lula.

A dirigente antecipa sua crença no sucesso do evento. A começar pela grande procura por inscrições, que já resultou no preenchimento de grande parte das 200 vagas abertas para o colóquio, especialmente as destinadas aos estados do Norte e Nordeste.

“A maioria das vagas que ainda restam estão destinas a Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, esclarece. As inscrições ainda estão abertas no portal pt.org.br.

Em entrevista à Agência PT de Notícias, a vice-presidenta ressalta a qualidade e quantidade de especialistas e profissionais inscritos. Cerca de 90% são agentes, delegados, acadêmicos de universidades públicas e estudiosos do tema. A diversidade da origem dos participantes e a notória necessidade de se estabelecer com a base social um canal de visibilização e conhecimento sobre o setor também é destaque.

“A gente percebe na atividade de organização do evento e de seleção das inscrições – grande parte dos inscritos não são do PT – um desejo muito grande de mudar o modelo brasileiro de segurança pública, pois (os interessados) reconhecem que o atual padrão está falido”, afirma Gleide.

“Temos de ter uma polícia de defesa e prevenção, uma polícia cidadã; essa que está aí até hoje recebe treinamento para a guerra (como a Polícia Militar)”, observa a dirigente do partido.

Gleide corrobora com as proposições que defendem o aprimoramento humanitário das forças policiais, a qualificação profissional das forças de segurança e mais investimentos em equipamentos e inteligência.

Os últimos acontecimentos terroristas de Paris e a necessidade brasileira de garantir a segurança durante as Olimpíadas Rio 2016 também trouxe à organização do evento uma questão essencial para Gleide – e que deverá ser abordada com especial atenção no evento. “Como combater terroristas? Temos de ter uma estrutura preparada para dar respostas do tamanho das necessidades do país”, adianta.

Para ela, o debate em alto nível sobre temas tão atuais e contemporâneos, vai fazer do colóquio sobre segurança do PT um “megaevento, uma grande contribuição para a sociedade brasileira”.

“Pretendemos instrumentalizar a base social e disseminar o conhecimento sobre o assunto com as informações do encontro”, justifica.

Faça a inscrição online aqui.

Veja a Programação completa e o perfil dos especialistas que participarão dos debates.

Serviço: Local: Hotel San Diego – Av. Álvares Cabral, 1181, Lourdes – Belo Horizonte, MG

Fone: (31) 3339 – 3000

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast