Com apenas 13% dos reservatórios de água, Alckmin pede ajuda ao governo federal

Diante da crise, governador tucano diz que toda ajuda é bem-vinda

Passado o calor da disputa eleitoral, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decidiu pedir ajuda financeira ao governo federal. “A eleição já acabou. Não deve haver um terceiro turno, isso prejudica a população. A nossa disposição é a do diálogo e da cooperação”, afirmou durante visita a Santos, litoral paulista.

O tucano apresentou como proposta para solucionar a crise, a desoneração tributária de PIS e Cofins da Sabesp que, segundo ele, chega a R$ 680 mi. Alckmin pediu o estabelecimento de prioridade para o consumo humano no uso da água. “Toda a ajuda é bem-vinda. Nós trabalhamos em parceria. O governo federal é um grande parceiro e nós vamos encaminhar”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB.

Desde o verão de 2013, São Paulo passa por uma rigorosa estiagem. De acordo com o governo do estado, essa é a causa da crise de água do sistema Cantareira, formado pelas represas Jaguarí, Jacareí, Cachoeira e Atibainha. Os rios abastecem nove milhões de pessoas na região Metropolitana e recebeu, nos primeiros sete meses de 2014, menos de 60% da chuva esperada. Segundo dados da Sabesp, o nível de reserva de água não chega a 13%.

A presidenta Dilma Rousseff alertou para a possibilidade de forte seca no Sudeste e ofereceu ajuda ao estado. Em março deste ano, Alckmin e a presidenta da Sabesp, Dilma Pena, reuniram-se em audiência no Palácio do Planalto. À época, Alckmin apresentou uma proposta de transposição de água do rio Paraíba do Sul, mas o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro protocolou uma ação civil pública contra a proposta. Isso prejudicaria cerca de 2,5 milhões de pessoas no estado.

 

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

 

PT Cast