Com Lula, a pequena Cordisburgo teve mais acesso à educação

Segundo o prefeito Padre Maurício, antes do Prouni e Fies, por exemplo, muitos moradores não tinham condições de estudar

Ricardo Stuckert

Lula com a JPT durante a caravana Lula Pelo Brasil

O pequeno município de Cordisburgo, no interior de Minas Gerais, está em festa com a chegada da caravana Lula pelo Brasil. Com cerca de nove mil habitantes, a cidade espera a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 29 de outubro, com uma típica recepção de Folia de Reis e Congado.

Segundo o prefeito José Maurício Gomes, popularmente conhecido como Padre Maurício, a viagem do ex-presidente Lula por Minas Gerais é muito esperada, após sua visita ao Nordeste.

“A caravana por Minas Gerais dá continuidade as visitas já feitas pelo ex-presidente no Nordeste, que reuniu milhares de brasileiros em atos, visitas e, inclusive, paradas na estrada. E em Cordisburgo não será diferente, o povo está muito ansioso com a chegada do ex-presidente”, conta o prefeito.

“Além do encontro de Lula com os moradores da região, essa viagem representa o resgate da esperança dos mineiros e de todos os brasileiros. Todos querem vê-lo e ouvi-lo”, afirma.

Assim como em todo o Brasil, as políticas públicas implantadas durante os governos de Lula impactaram o modo de vida dos cordisburguenses e mudaram sua realidade.

“Lula fez uma gestão para o povo, com inclusão social, incentivos econômicos e grande desenvolvimento para o país. Cordisburgo vai acolhê-lo muito bem”.

Durante o governo Lula, por exemplo, foram criadas três universidades em Minas e 16 campi universitários, expandindo a educação superior para o interior do estado e para regiões até então esquecidas pelos governos.

“Os programas de educação mudaram a região. Antes do Prouni e Fies muitos não tinham condições de estudar. Em Curvelo, por exemplo, agora temos o Instituto Federal. Sete Lagoas tem extensão da Universidade Federal de Ouro Preto/Mariana”, explica o prefeito.

Bolsa Família e Luz para Todos também são outros exemplos de programas que impactaram a região. Segundo o prefeito, esse olhar pelos mais necessitados é muito valorizado e reconhecido pela população.

“O povo reconhece quem fez pelos mais pobres e toda essa expectativa pela chegada de Lula é reflexo dos seus programas sociais”.

A visita também será um marco para a cidade, já que ela é conhecida pelo célebre autor Guimarães Rosa e agora receberá outra figura simbólica: a de Lula.

Portal Grande Sertão

“Guimarães Rosa marcou a nossa cidade e sua imagem transcende em nossa cultura. O ex-presidente Lula não é diferente, ele tem uma presença muito forte na região e em todo o Brasil”.

Padre Maurício ainda lembra que já é a quarta gestão petista na região e, mesmo com o constante ataque midiático contra Lula, os mineiros reconhecem quem olhou pelo povo.

“A população é sábia e sabe distinguir esse ataque contra Lula”, diz.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Noticias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast