Com Lula, Jandira Feghali lança pré-candidatura à prefeitura do Rio

Deputada do PCdoB inicia pré-candidatura às eleições municipais e diz que tanto seu partido quanto o PT são uma esquerda que sonha mas também realiza

A Fundição Progresso foi palco de uma grande cerimônia na noite deste segunda (20) para lançar Jandira Feghali (PCdoB-RJ) como pré-candidata à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além deles, também estiveram presentes ao centro cultural figuras histórias do PCdoB e do PT; lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT); da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); da União Nacional dos Estudantes (UNE); da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); além de grupos feministas, do movimento negro, intelectuais, artistas e uma multidão de simpatizantes e militantes.

Jandira

Jandira Feghali, a sambista Beth Carvalho e Lula

Em seu discurso, Jandira exaltou as conquistas e transformações sociais do PT e do PCdoB no campo federal. “Nós somos uma esquerda que sonha e imagina um novo lugar que ainda não existe – e isso é utopia. Somos uma esquerda que discursa. Mas somos também uma esquerda que faz. Não somos a esquerda só do bla-bla-blá”, afirmou.

A pré-candidata criticou o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff e garantiu que vai lutar por sua volta. Ela também rebateu as mentiras da grande mídia contra as minorias sociais e as lideranças de esquerda.

“Eles não vão nos colocar na vala comum. A propaganda e a mentira sustentadas pela Rede Globo de Televisão tentam colocar Lula e a mim como pessoas vinculadas a corrupção. Eles vão tomar um processo no meio da cara”, garantiu.

Ela afirmou que a melhor resposta para a propaganda midiática anti-esquerda é que seus atos continuam a atrair multidões e que Lula lidera as pesquisas para as próximas eleições presidenciais. “Eles não aguentam e querem desconstruir Lula. Lavem a boca com água sanitária antes de falar o nome de Jandira Feghali e de Luiz Inácio Lula da Silva”.

Jandira2

Jandira destacou que Lula foi o presidente que mais investiu no Rio de Janeiro, com mais de meio trilhão de reais em transferências federais. Só em obras de legados das Olimpíadas, afirmou Jandira, foram transferidos R$ 40 bilhões para a cidade. “O dinheiro passado generosamente por Lula e Dilma para cá, porém, foi mal utilizado, não cuidou das pessoas”, disse, em um crítica às prefeituras da cidade.

Rio mais generoso
Para Jandira, é fundamental criar uma consciência para o Rio ser uma cidade mais generosa, tolerante e com liberdades religiosa e sexual. “A homofobia precisa ser enfrentada também dentro das escolas. Esse negócio de escola sem partido é para os fascistas”, garantiu.

A pré-candidata destacou que o Rio hoje é uma cidade insegura especialmente para as mulheres e pouco preocupada com os trabalhadores que vêm de bairros distantes e da Baixada Fluminense.

É imprescindível, segundo Jandira, a cidade ter um olhar atento e sensível para as questões das mulheres.“Nós, cariocas, não somos belas, recatadas e do lar. Somos da luta, do combate, da militância e do bar”, brincou. A pré-candidata também destacou que vai lutar pela democratização da mídia para pluralizar o acesso à informação.

Por fim, Jandira garantiu que sua pré-candidatura contagiará o Rio. “Nós vamos fazer a cidade perguntar: ‘Que zum zum zum é esse?’. E vamos responder: “Esse zum zum zum somos nós”.

Lula também falou
“Nós vamos começar uma nova experiência política neste País”, lembrou o ex-presidente Lula, em relação a ser a primeira campanha sem financiamento empresarial. Uma proposta que teve o apoio do PT e que PSDB e DEM votaram em massa contra a medida.

“Não haverá mais aqueles programas de televisão como se fosse um filme de Hollywood, do Spielberg. Será a nossa candidata conversando olho no olho com cada mulher e com cada homem do Rio de Janeiro”, explicou o ex-presidente.

De acordo com Lula, “vai ser muito mais gostoso fazer campanha. A gente vai descobrir os artistas populares que existem em cada bairro. A gente vai descobrir os guerreiros e guerreiras que existem em cada esquina deste País”.

O petista afirmou ter sido o presidente que mais transferiu dinheiro à capital fluminense nos últimos 50 anos. “Era preciso devolver o direito do Rio de andar de cabeça erguida, desse povo voltar a sentir o prazer de dizer: eu sou carioca da gema”.

Jandira4

Sobre as Olimpíadas, Lula afirmou ter orgulho de ter competido e vencido as cidades de Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) para sediar os Jogos.

“Eu espero que os atletas brasileiros ganhem a quantidade de medalhas que têm que ganhar. Mas se não ganhar nenhuma medalha não tem problema. A medalha mais importante é mostrar ao mundo que vem aqui que nós somos cidadãs e cidadãos que gostamos de respeito, (que somos) de primeira classe e que não devemos nada a ninguém”

“Se a gente tiver vergonha da gente, quem vai nos respeitar?”, finalizou.

Assista aos discursos de Lula e Jandira Feghali:

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast