Com olhar social, Grana melhora a vida das crianças de Santo André

Sob gestão do petista, Santo André recebeu três prêmios por boas realizações voltadas às crianças. Entre eles, o “Prefeito Amigo da Criança”, da Abrinq

(foto: divulgação)

A Fundação Abrinq lançou, em setembro deste ano, durante período eleitoral, a campanha “Não vai ter colo”. A peça mostra a importância dos políticos se comprometerem, de fato, com a proteção dos direitos do público infantil. Para comprovar esse compromisso, os candidatos devem se comprometer com o Programa Prefeito Amigo da Criança.

Em Santo André (SP), o prefeito e candidato à reeleição, Carlos Grana (PT), tem a tranquilidade de saber que realizou um grande trabalho voltado aos pequenos da cidade. Com inúmeros projetos para ampliar ainda mais esse compromisso com as crianças, Grana já se comprometeu com o programa da Abrinq.

Como demonstração dos bons resultados, a Fundação Abrinq concedeu, em junho deste ano, o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” a Grana pelo conjunto de iniciativas das Secretarias Municipais em favor desse público. A gestão Grana recebeu também o prêmio “Destaque Nacional”, pelas políticas do município que envolveram as crianças e adolescentes nas decisões sobre o Orçamento da cidade, através do PPA Criança, do OP Criança e dos Conselhos Mirins.

A Fundação Abrinq levou em consideração o fato de Santo André ser o 14º melhor Índice de Desenvolvimento Humana (IDH) do País; ter uma boa cobertura de creches e escolas municipais; alto índice de alfabetização de sua população (98%) (que fez com que a cidade recebesse do MEC o selo de Cidade Livre do Analfabetismo); baixa mortalidade infantil; e a participação das crianças no Orçamento Participativo, entre outras iniciativas.

Reunião sobre Orçamento Participativo (foto: reprodução)

Reunião sobre Orçamento Participativo. Foto: Reprodução Facebook

No próximo 25 de outubro, Santo André será novamente laureada. Desta vez, será o “Prêmio Nacional de Projeto com Participação Infantil”, que condecora municípios que disseminam práticas de participação infantil nos debates sobre a cidade. Santo André foi considerada “hors-concours”, quando alcança índices excepcionais.

“Tenho orgulho de não só ter assinado o compromisso, como ter cumprido as diretrizes e ter recebido o prêmio “Prefeito Amigo da Criança e agora, este no Rio de Janeiro, que nos envaidece e nos faz crer que estamos no caminho certo”, afirmou Grana.

Mais escolas e creches

A rede municipal de Educação está maior e melhor estruturada na gestão Carlos Grana. Das 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEFs), 42 foram reformadas e reestruturadas.

Se for eleito prefeito, Grana irá inaugurar mais uma EMEIEF em Santo André. A unidade está sendo erguida no Jardim Irene/Ciprestes, ao lado de uma unidade de saúde e de um piscinão do Semasa, que também estão em fase de conclusão.

A rede de Creches Municipais também foi reestruturada. Quatro novas unidades foram entregues, ampliando a oferta de vagas para quase 2 mil crianças. Outras quatro creches que estão em fase final de construção serão entregues logo após as eleições.

Os Centros Educacionais foram reformados e revitalizados. Grana entregou em sua gestão o 11º CESA no Parque Andreense, e revitalizou os CESASs Vila Floresta e Parque Novo Oratório.

Música nas escolas

Outra iniciativa de destaque na educação de Santo André é o “Música na Escola – Projeto Andreense de Educação Musical”, que atende alunos entre seis e 11 anos matriculados em em CESAs (Centros Educacionais de Santo André), de 11 bairros da cidade.

II Encontro do Projeto Música na Escola, no Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia. (foto: reprodução)

II Encontro do Projeto Música na Escola, no Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia. Foto: Reprodução Facebook

“Cada aluno recebe um instrumento e fica responsável por ele, o que gera uma consciência de responsabilidade, além de permitir que ele treine em casa. Dessa forma os os rendimentos escolares desses alunos tiveram uma melhora significativa”, comemora o prefeito.

Atualmente mais de três mil estudantes integram o projeto e a ideia é torná-lo disciplina obrigatória na grade curricular escolar, contribuindo ainda mais para a formação dos alunos andreenses.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast