Com queda em preço da energia, inflação desacelera em fevereiro

Energia e alimentos como o tomate e batata tiverem preços reduzidos e reduziram ritmo do IPCA, medido pelo IBGE

A inflação desacelerou em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo o IBGE. Com a queda no preço da energia elétrica e de alguns alimentos como o tomate a batata, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu menos que no mês anterior.

O índice, formulado pelo IBGE, mede a variação de preços em 10 regiões metropolitanas, além de Goiânia, Campo Grande e de Brasília e é o índice oficial da inflação no Brasil. Em fevereiro, a inflação foi de 0,90%, 0,37 ponto percentual menor que em janeiro (1,27%). No acumulado em 12 meses, o IPCA ficou em 10,36%, uma redução em relação aos 10,71% dos doze meses imediatamente anteriores. Foi a primeira queda depois de quatro meses de alta, o que pode indicar que a alta dos preços começa a perder fôlego.

Com o fim a redução do valor da bandeira tarifária vermelha em fevereiro, que passou de R$ 4 para R$ 3 por cada 100 kilowatts-hora consumidos, a energia elétrica teve queda de -2,08%. Já alguns alimentos também tiveram queda de preço bastante acentuada, como o tomate (-12,63%), a batata (-5,70) e o limão. Com isso, o grupo alimentação subiu 1,06% em fevereiro, ante 2,28% do mês anterior. Essa desaceleração pode ser explicada por melhorias climáticas ante janeiro, já que as chuvas de verão podem prejudicar as plantações.O grupo habitação, que inclui energia, caiu 0,15%, ante subida de 0,81% no mês anterior.

A alta de preços foi puxada pelo grupo educação, por conta dos reajustes sazonais de mensalidades escolares. Ao todo, o grupo subiu 5,90%, ante 0,31% do mês anterior.

Na comparação com o mesmo período de 2015, a inflação também arrefeceu, de 1,22% para os 0,9o% desse ano.

A inflação da baixa renda, medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também apresentou uma redução de ritmo. Segundo o IPC-C1, os preços para as pessoas de classe mais baixa subiram 0,73%. Em janeiro, esse aumento havia sido de 1,91%, uma queda de 1,18 ponto percentual.

Por Clara Roman, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast