Brasil recebe documentos argentinos sobre desaparecidos políticos

Material foi pedido pela comissão brasileira trata também da vigilância feita sobre João Goulart

A Comissão da Verdade (CNV) recebeu da Argentina documentos sobre brasileiros desaparecidos no país durante a Ditadura Militar, solicitados durante missão realizada no país vizinho em abril de 2013. Na ocasião, os membros da comissão elaboraram uma lista com pedidos de informação sobre as perseguições e sequestros sofridos por cidadãos brasileiros na Argentina.

A documentação traz informações sobre as circunstâncias da prisão e desaparecimento de onze brasileiros: Edmur Péricles Camargo; David Chab-Tarab; Francisco Tenório Cerqueira Júnior, o Tenorinho; João Batista Rita; Joaquim Pires Cerveir; Jorge Alberto Basso; Maria Regina Marcondes Pinto; Roberto Rascado Rodriguez; Sergio Fernando Tula Silberberg; Sidney Fix Marques dos Santos e Walter Kenneth Nelson Fleury.

O acervo também inclui detalhes sobre o monitoramento sofrido pelo ex-presidente João Goulart enquanto esteve na Argentina.  Outros cinco casos de graves violações aos direitos humanos estão relatados: os desaparecimentos de Ary Cabrera Prates e Marcos Arocena, uruguaios filhos de pais brasileiros; Daniel José de Carvalho, Joel José de Carvalho e José Lavecchia, desaparecidos em julho de 1974, próximo à fronteira da Argentina.

O relatório sobre a documentação pode ser acessado na internet.

Além da Argentina outros países como Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, República Tcheca e organizações internacionais como a Corte Interamericana de Direitos Humanos e a Organização das Nações Unidas disponibilizaram documentos sobre a violação de direitos humanos no regime militar.

 

 

Por Aline Baeza, da Agência de Notícias do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast