Comitê da Câmara dos EUA repreende aproximação de Pompeo a Bolsonaro

Carta do presidente do Comitê de Relações Exteriores dos EUA afirmou que Bolsonaro ataca grupos marginalizados como os LGBTs, indígenas e afrobrasileiros

US Embassy in Korea

Mike Pompeo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, foi repreendido em carta assinada pelo presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do país, Eliot L. Engel, e outros cinco congressistas. Segundo o deputado, Bolsonaro mostrou que não compartilha de valores como “democracia, educação, prosperidade, segurança e direitos humanos”.

“Ficou imediatamente claro que declarações passadas do presidente Bolsonaro não mais se limitam à retórica”, afirmou Engel. Ele afirmou ainda que Bolsonaro “tomou uma série de ações que miram grupos marginalizados, particularmente as populações LGBT, indígena e afrobrasileira”.

Pompeo esteve presente na posse de Bolsonaro e chegou a elogiar a ideia de instalar uma base estadunidense no Brasil, que foi defendida por Bolsonaro, mais tarde recuando da proposta. O secretário também se reuniu com o chanceler Brasileiro Ernesto Araújo e disse que gostaria de “aprofundar a cooperação [com o Brasil] em questões de segurança e trabalhar conjuntamente contra regimes autoritários no mundo”, citando Cuba, Venezuela.

A carta direcionada a Pompeo ainda afirmou que “se a administração Trump está de fato comprometida com essa parceria, sugerimos fortemente que você não endosse o comportamento de Bolsonaro, mas levante objeções a essas ações recentes de forma privada e pública”.

Veja a carta na íntegra:

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast