Comitê inter-religioso em apoio ao projeto de Haddad e Manu

Católicos, evangélicos, luteranos, budistas, muçulmanos, anglicanos e representantes de religiões de matriz africana defendem O Povo Feliz de Novo

Reprodução

Comitê inter-religioso em Porto Alegre

Religiosos de diferentes matrizes espirituais lançaram, na última quinta-feira (21/09), em Porto Alegre, um projeto de apoio à candidatura de Fernando Haddad à presidência da República. Denominado de “Comitê Inter-Religioso em Defesa da Democracia e Justiça Social Lula-Haddad-Manuela”, a formação do grupo foi motivada pela necessidade de enfrentamento ao discurso fascista de extrema direita que se apresenta neste processo eleitoral, segundo os organizadores.

Participam do Comitê religiosos católicos, evangélicos, luteranos, budistas, muçulmanos, anglicanos e representantes de religiões de matriz africana. Outros segmentos devem se integrar ao grupo nos próximos dias.

A irmã Michele do Sagrado Coração de Maria, da igreja católica, disse ser a favor da democracia e, por isso, apoiar “Lula, Haddad e Manuela para que o país tenha mais justiça social”.  Ivonete Carvalho,  ativista do movimento negro, considera que o Brasil está vivendo um momento muito delicado, em que a “discriminação, os retrocessos e a violência estão afluindo e sendo incentivadas por alguns candidatos dentro do processo eleitoral”.

Na mesma linha, Eliane Almeida, liderança das Comunidades Tradicionais de Terreiro, afirmou que defende a coligação de Fernando Haddad porque “os projetos de cidadania voltados às periferias precisam ser retomados”. O frei franciscano Sérgio Görgen também afirmou que “para defender a democracia e a justiça social, devemos levar os valores que aprendemos nos evangelhos e assim buscar com nosso voto uma nação mais justa”.  Para a monja Kokai Sensei, “é preciso que todos estejam unidos para frear posicionamentos excludentes”.

O Comitê Inter-Religioso espera integrar novos membros nos próximos dias. Interessados podem entrar em contato por meio dos telefones/whatts (51) 992019635 ou (51) 998287083.

Carta de evangélicos

Na última sexta-feira (21), evangélicos publicaram uma carta em defesa do Estado laico e contra o uso do nome de Deus em campanhas eleitoras.  A mensagem é uma contestação direta à coligação do candidato à presidência República pelo PSL, Jair Bolsonaro, que foi registrada com o nome de “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

O documento intitulado “Carta Pastoral à Nação Brasileira”, que repudia a toda e qualquer forma de instrumentalização da religião e dos espaços sagrados para promoção de candidatos e partidarismos, já recebeu mais de 2500 assinaturas.

Clique aqui para acessar o texto na íntegra.

Por Lula.com.br