Comitê pela Democracia é inaugurado em Palmas (PR)

Lançamento do comitê ocorreu na Câmara de vereadores da cidade por iniciativa do presidente do PT municipal

Divulgação

Comitê de Palmas (PR)

Palmas, no Paraná, inaugurou no dia 19 de janeiro de 2018 nas dependências da Câmara de Vereadores o Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito do Lula ser Candidato. A tarefa foi iniciativa de Joaquim Tertuliano Ribas de Andrade, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Em todo o Brasil já são mais de dois mil comitês criados no Brasil, que nesta semana em que os recursos de Lula serão julgados, terão um papel crucial nas mobilizações e vigílias regionais dos dias 23 e 24.

Nesta Inauguração a pauta o momento atual de crise política, econômica e institucional que assola o Brasil, que tem hoje um governo federal que deu um golpe na presidenta Dilma Rousseff, junto com a maioria da bancada da Câmara Federal, do congresso nacional, a grande mídia e os grandes empresários. Segundo Tertuliano, “Michel Temer, que está na Presidência da República faz um governo com suas reformas e anistias absurdas contra os Trabalhadores brasileiros e a maioria da população especialmente os menos favorecidas deste país”.

“Na sequência deste golpe, está em andamento o julgamento do ex-presidente Lula no TRF4, sem provas do crime que lhe foi imputado pelo juiz Sergio Moro; que caso confirmada a sua sentença nesta segunda instância do Poder Judiciário, entendemos que mais uma vez a o Regime Democrático Brasileiro está ameaçado e sob o risco de se estabelecer no Brasil o Estado de Exceção.”

O comitê decidiu estar junto das 13 pessoas do município de Palmas que irão com a caravana regional do sudoeste do Paraná a Porto Alegre no dia 24 de janeiro de 2018 em defesa do ex-presidente Lula no julgamento do TRF4.

Tertuliano e Fábio Ferreira

Tertuliano Andrade afirma que “este Comitê Democrático estará em qualquer tempo e data sempre a disposição do Partido dos Trabalhadores e da população no município para em promover, realizar discussões e debates de interesse público e coletivo e por ser um Comitê Popular Democrático ele é suprapartidário, ecumênico, de todas as religiões, sem distinção de classes, racial, étnico e de gênero”.

“Deixamos ainda registrado em nome de todos os participantes de Palmas os nossos cumprimentos ao Diretório nacional do Partido dos Trabalhadores na pessoa da nossa presidenta, Senadora Gleisi Hoffmann, e as demais instâncias do Partido dos Trabalhadores e colaboradores, pela iniciativa e implantação dos Comitês Popular em Defesa da Democracia e do Direito do Lula ser candidato que estão sendo inaugurados pelo Brasil”.

Também estiveram presentes Fabio Ferreira, Miguel Prates, João Vosnir e Marieli Pilantil da Silva, João Revelino Mendes, Janio Lazareti. “Agradecemos aos demais companheiros e companheiras de Palmas que colaboraram e participaram da inauguração deste Comitê e da Plenária realizada”, finalizou Tertuliano.

Comitês populares

Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

Por redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast