Como deputada, Maria do Rosário continuará a luta pelos Direitos Humanos

Eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul, garante que irá lutar contra os retrocessos e em defesa dos direitos do povo brasileiro

Tiago Belinski

Maria do Rosário

Maria do Rosário foi eleita com 97.303 votos deputada federal pelo Rio Grande do Sul e promete manter sua luta pelos Direitos Humanos. Ativa na política desde 1992, foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por conta desse trabalho, o crime de exploração sexual infantil foi tipificado. A lei é atualmente reconhecida como um dos maiores instrumentos de enfrentamento da impunidade contra os crimes sexuais contra meninas e meninos no país.

Maria começou sua militância no movimento estudantil. Formada em Pedagogia, e defensora das pautas sobre educação, é autora da lei da liberdade de expressão e crença dos estudantes, que garante aos alunos se ausentarem de provas por motivos de crença religiosa.

Dentro do parlamento, apresentou e aprovou leis de extrema importância para o país, como a que estabelece o direito das mães a terem acompanhante na hora do parto nos hospitais públicos e o reconhecimento da profissão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Propôs também diversas legislações que ampliam os direitos de estudantes, professores, trabalhadores, pessoas com deficiência e da comunidade LGBT.

Entre 2011 e 2014, foi a primeira mulher a ser Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, cargo em que teve atuação de destaque na afirmação de direitos, no enfrentamento de preconceitos e violências e também na mediação de conflitos.

As principais pautas que defenderá como deputada federal serão a luta pela educação de qualidade, pelos direitos das mulheres e pelos Direitos Humanos. Promete também estar presente na luta contra os retrocessos e em defesa do povo brasileiro e da soberania nacional.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast