Confederação Sindical das Américas: Eleição sem Lula é Fraude

Documento assinado pelo secretário geral da CSA Víctor Báez Mosqueira diz que Lula é vítima de perseguição judicial com conotação claramente política

Solidariedade Internacional a Lula

A Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras da América, principal entidade de classe do continente, divulgou uma carta de chamamento a todos os seus afiliados para que participem da campanha internacional de apoio ao ex-presidente Lula, com o mote “Eleição sem Lula é Fraude”.

O documento assinado pelo secretário geral Víctor Báez Mosqueira diz que Lula é vítima de perseguição judicial com conotação claramente política que tem como objetivo impedir sua participação nas eleições presidenciais de outubro de 2018.

Ele ainda afirma que na primeira instância o processo foi viciado em arbitrariedade, sem nenhuma prova de delito contra o ex-presidente, somando-se a a apoios recentes vindos do Haiti e do Equador, em uma crescente onda de mobilização internacional a favor do ex-presidente.

O texto ainda conclama toda a militância do continente a participar das mobilizações entre os dias 22 e 24 de janeiro, em apoio a Lula.

Leia a carta da CSA na íntegra:

“A Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras da América (CSA), expressão sindical mais importante do continente, que representa mais de 50 milhões de trabalhadores, chama seus afiliados a participar da campanha internacional de solidariedade com o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, que neste 24 de janeiro será julgado por um tribunal de segunda instância em Porto Alegre, no marco da perseguição judicial com conotação claramente política que tem como objetivo impedir sua participação nas eleições presidenciais de outubro de 2018.

Se este 24 de janeiro  tribunal confirma a condenação de 9 anos e meios de prisão, ditada em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, em um processo viciado de arbitrariedades, e aonde não se pode provar o cometimento de algum delito, o ex-presidente Lula poderá ser inabilitado a participar e ser candidato nas próximas eleições presidenciais.

O movimento sindical das Américas reafirma a palavra de ordem “Eleição Sem Lula é Fraude” e se soma a jornada pela democracia encabeçada pelo movimento sindical e por movimentos sociais do Brasil.

Rechaçamos a perseguição política e judicial levada contra o ex-presidente Lula. As forças conservadoras do Brasil, em articulação com o poder legislativo, midiático, e judicial só se darão por satisfeitas quando o ex-presidente Lula estiver fora da disputa eleitoral deste ano, isto porque sabem que Lula ganharia, como mostra a maioria das pesquisas.

O movimento sindical internacional e os movimentos sociais realizarão no Brasil uma jornada em defesa de Lula e da Democracia para acompanhar o julgamento no dia 24 de janeiro.

Nesse sentido convidamos nossas organizações afiliadas a participar das ações de solidariedade e protesto, especialmente no dia 22 de janeiro, e utilizar o formato de carta e informações preparadas pela CUT Brasil, para que se mobilizem nas embaixadas e consulados do Brasil em seus países e enviem comunicados às autoridades dos distintos poderes, expressando a solidariedade do movimento sindical internacional e a palavra de ordem “Eleição Sem Lula é Fraude”.

Víctor Báez Mosqueira, Secretário Geral

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast