Confira a agenda de mobilizações para o dia 20 de agosto

A passeata será um contraponto à do dia 16, do ponto de vista das pautas apresentadas

Manifestantes em frente ao Instituto Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Movimentos sociais, partidos de esquerda e centrais sindicais vão às ruas na quinta-feira (20) em ampla mobilização em defesa da democracia e contra a onda golpista que assola a política brasileira.

A agenda de atos previstos para ocorrer em todo o País foi unificada e divulgada pela União dos Estudantes do Brasil (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Trabalhadores Sem –Teto (MTST).

De acordo com o manifesto de convocação do ato, cerca de 15 entidades signatárias das manifestações tomarão as ruas do País em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para a crise.

Segundo a presidenta da UNE, Carina Vitral, a passeata do dia 20 será um contraponto às manifestações do último domingo (16). “Essa passeata rejeita a possibilidade de impeachment da presidenta Dilma, por respeitar a democracia, a vontade popular e por entender que não existe indícios de corrupção e nem acusação formal contra a presidenta”, explicou Carina.

De acordo com Carina, os movimentos querem discutir os rumos do governo e do País e colaborar para encontrar saídas para a retomada do crescimento econômico, sob a proposta de uma Agenda Brasil elaborada pelos movimentos sociais.

“Fizeram uma agenda Brasil e nós queremos propor uma agenda de reformas populares”, declara Carina.

De acordo o presidente estadual da CUT de São Paulo, Adir dos Santos Lima, as manifestações terão um peso maior em dez capitais, onde os manifestantes querem chamar toda a sociedade para defender a democracia e deixar claro que não se aceitará nem um tipo de intimidação “como tentaram fazer, jogando uma bomba caseira no Instituto Lula”.

“Estão criando esse ambiente para pedir o impeachment da presidenta Dilma, com a tentativa de golpe por meio de novas eleições, para interromper o processo democrático que está em curso. Nós entendemos que não existe fundamento e nem base jurídica para isso”, justifica Adir.

Para o coordenador Nacional do MTST, Guilherme Boulos, o ato é um contraponto à ofensiva da direita, à intolerância, às pautas mais conservadoras que o Congresso Nacional tem levado adiante. Boulos também defende a saída para a crise por meio de uma agenda proposta pelos trabalhadores, com reformas e taxação de grandes fortunas.

“A coletiva deixou claro qual é o caráter do ato do dia 20. Em São Paulo, o MTST deve colocar mais de 20 mil pessoas nas ruas”, afirma Boulos.

Confira a agenda dos atos programados para a quinta-feira (20):

ARACAJU

Praça General Valadão – Ato unificado 14h

BELÉM

Em frente ao PSM da Travessa 14 de Março – Às 9 horas

BRASÍLIA

Praça dos Aposentados (CONIC) – 17h

CAMPO GRANDE

Rua Barão do Rio Branco e 14 de julho – Ato unificado 16h

CURITIBA

Praça Santos Andrade  – Ato unificado às 11h

FLORIANOPOLIS

Praça da Alfândega – às 16h

FORTALEZA

Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito da UFC – 14h.

GOIÂNIA

Praça do Trabalhador – Atos às 10h e às 17h

JOÃO PESSOA

Lagoa Parque Solon de Lucena – à partir de 12h. Em seguida, mais de 7 ônibus de vários movimentos populares sairão em caravana rumo a Campina Grande, onde será realizada a manifestação.

MANAUS

Teatro Amazonas – Ato unificado 16h

PORTO ALEGRE

Igreja Pompéia – Ato unificado 14H

RECIFE

Praça do Derby – 15h

RIO DE JANEIRO

Concentração na Candelária 16h, passeata Av. Rio Branco 17h, e ato/show/atividades culturais Cinelândia 18h.

SALVADOR

Praça Piedade e passeata até a Praça Castro Alves – Ato unificado 14h

SÃO LUIS

Praça Deodoro – Ato unificado 16h

SÃO PAULO

Largo da Batata – Ato unificado 17h

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast