Congresso Extraordinário da JPT reúne juventude em Curitiba

Espaço irá renovar a direção da juventude do partido e ampliar mobilização dos jovens em defesa da democracia e por Lula Livre

A cidade de Curitiba recebe pela primeira vez o Congresso Extraordinário da Juventude do Partido dos Trabalhadores entre os dias 1º e 3 de junho, em um evento que irá discutir o Brasil que a juventude quer, com plenárias e painéis sobre a defesa da democracia, as eleições de 2018 e as mobilizações por Lula Livre.

De acordo com a Comissão Organizadora Nacional do Congresso Extraordinário da JPT, também será definida a nova direção da Secretaria de Juventude do partido, será lançada uma campanha de filiação e uma jornada nacional de formação. Também deve ocorrer um grande ato exigindo a liberdade de Lula na Vigília Lula Livre, na Praça Olga Benário.

Segundo Taires Santos, membro da Comissão Organizadora, “a Juventude do PT tem um imenso potencial para contribuir no processo de luta contra o golpe. Esse Congresso Extraordinário objetiva pautar a unidade da nossa juventude, em um momento que o nosso maior líder é um preso político, um momento em que o PT mostra cada vez mais a sua força para o processo da disputa de 2018”.

Para ela, “a candidatura de Lula representa a construção de uma contraofensiva que possa devolver a esperança do povo brasileiro em sonhar”.

“Nesse congresso nós precisamos construir uma intervenção política que possa dialogar com as massas, mas também formar os jovens petistas como uma força de combate político capaz de alterar a correlação de forças na disputa de 2018, que será radical, nas ruas e de muita polarização política. Só com unidade é possível ter força suficiente para contribuir nas lutas desafiadoras que se colocam em nosso caminho”, afirmou a jovem.

Antes do Congresso Nacional, tem início as etapas municipais e estaduais que serão realizadas no mês de maio, nos dias 4, 5, 6, 11,12 13, 18, 19 ou 20, sendo que as datas das reuniões nos municípios não poderão coincidir com as reuniões nos estados.

Já é possível se cadastrar para as etapas municipais pelo sistema online de cadastramento.

Para os cargos de Secretário ou Secretária Estadual ou Municipal de Juventude ou Executiva estadual ou municipal da JPT, poderão votar e ser votados os jovens filiados até o dia 27 de abril de 2017 e que tenham nascido após 27 de abril de 1988.

Conforme deliberação da Executiva Nacional do PT, a nova Direção Nacional da JPT será composta por consenso pelo membros das forças políticas do partido, tendo como referência a proporcionalidade obtidas pelas chapas no 6º Congresso do PT, e indicação de novo secretário ou secretária que componha a tendência do atual secretário nacional.

Leia a íntegra do regulamento do Congresso:

Da Redação da Agência PT de Notícias