Congressos Estaduais do PT reunirão 8,9 mil delegadas e delegados

Número mostra a forte mobilização da militância nessa fase pré-congresso e o interesse em discutir os caminhos para o partido

6º Congresso Nacional do PT

Os  Diretórios Partido dos Trabalhadores nos estados já definiram o tamanho dos Congressos Estaduais, que ocorrerão em 5 a 7 de maio de 2017. Ao todo, 8,9 mil delegadas e delegados se reunirão nestas datas em todo Brasil.

No dia 9 de abril, ocorrerão eleições municipais, que definirão os diretórios municipais e os delegados estaduais por meio de chapas. As chapas terão paridade de gênero e também vagas reservadas para as cotas de juventude e etnia racial.

“Esses números mostram a importância e o envolvimento da militância do PT e de seus dirigentes para fazer um grande debate e apontar os caminhos que o partido precisa nesse momento”, afirma Florisvaldo Souza, secretário de Organização do PT. Segundo ele, já há uma grande mobilização nos Estados nessa fase preparatória para o 6º Congresso Nacional do PT, com muitas reuniões e encontros.

Para ser inscrita, cada chapa deve reunir nomes suficientes para completar, no mínimo, 10% das vagas em disputa em cada Congresso Estadual e, no máximo, até o dobro das vagas em disputa.

Por exemplo, em um Congresso com 300 vagas, a chapa pode ter, no mínimo, 30 pessoas, e, no máximo, 600 pessoas. As chapas devem ter sempre o mesmo número de homens e mulheres e também é preciso respeitar a cota de 20% de jovens (nascidos a partir de 12 de março de 1987).As cotas de etnia racial reservam 20% das vagas nas chapas para negros e negras ou indígenas. Mas o percentual é menor em alguns estados. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as cotas são de 6%; no Paraná de 11% e em São Paulo 14%.

Nos Congressos Estaduais, que serão realizados de 5 a 7 de maio, as deliberações serão feitas através de votação em plenário e os delegados e delegadas escolherão a Direção Estadual, o Presidente ou a Presidenta Estadual e os Delegados e as Delegadas para o Congresso Nacional.

O número de delegados que cada estado terá direito no 6º Congresso Nacional será proporcional ao número de filiados e filiadas que participarem da eleição municipal do dia 12 de março. Por exemplo, se 100 mil filiados e filiadas participam da eleição em todo o Brasil, o estado que alcançar 10 mil votantes terá 60 vagas no Congresso Nacional (10% dos delegados e delegadas).

Chapas

Qualquer filiado ou filiada poderá se inscrever, até o dia 6 de março, em uma chapa ou se candidatar à presidência do Diretório Municipal ou Zonal.

A inscrição deverá ser feita através dos Formulários de Inscrição, que devem ser protocolados no Diretório Municipal ou, em caso de eventualidade, no Diretório Estadual. Também até o dia 6 de março podem ser inscritas as chapas de Delegados e Delegadas para os Congressos Estaduais que serão realizados no dia 26 de março.

Tire suas dúvidas!

-> Leia o regulamento do 6º Congresso do PT
-> Conheça as datas e prazos do 6º Congresso
-> Tire dúvidas e saiba como participar
-> Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

(*) Nota do editor: conteúdo alterado para refletir mudanças no calendário do Congresso

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast