Conheça 8 ações para os jovens criadas por Luizianne em Fortaleza

Em sua gestão na capital cearense, petista criou rede de cultura e programas de incentivo ao estudo e profissionalização de jovens, entre outros

(foto: Paulo Winz)

“Não há juventude. O que existem são juventudes”, explica Luizianne Lins (PT), deputada federal e candidata à prefeitura de Fortaleza (CE). Ela esclarece: “Os jovens se diferenciam pela classe social, pela cor de pele, pelo gênero e por uma série de outros fatores. Por exemplo, ser homem ou ser mulher na juventude faz toda a diferença”.

Com essa convicção, Luizianne criou para os jovens uma série de políticas inéditas e profundamente inclusivas durante seus dois mandatos como prefeita da capital do Ceará, entre 2005 e 2012.

“As políticas que existiam no Brasil não dialogavam verdadeiramente com os jovens. Eram políticas que fazia de conta que eram feitas para eles e os jovens faziam de conta que as incorporavam, mas não entravam nesse universo rico, complexo, rebelde e absolutamente lindo da juventude”, analisa.

Uma das suas primeiras ações ao assumir o cargo, em 2005, foi a de criar a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ). Logo depois começou a construção de sua obra de maior impacto: o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) da Barra do Ceará. Em seguida, construiu outros dois CUCAs, todos localizados na periferia, oferecendo uma programação cultural de qualidade.

Além dos CUCAs, a sua gestão ficou marcada por diversas outras ações voltada à juventude da quinta maior metrópole do País. Houve a valorização de quem queria empreender a quem desejava retomar os estudos; dos que sonhavam em entrar na universidade aos meninos e meninas em conflito com a lei.

Conheça oito ações de Luizianne que beneficiaram diretamente mais de 140 mil jovens fortalezense em seus oito anos no comando da prefeitura da metrópole cearense.

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ)

Quando Luizianne assumiu o cargo, não havia nenhum órgão da prefeitura voltado exclusivamente às questões da juventude. Ela criou o CEPPJ e deu ao organismo o status de secretaria. Esse foi o passo fundamental para criar ações intersetoriais em educação, saúde, esportes, geração de emprego, e daí adiante. Havia conferências anuais para discutir os avanços e ajustar a rota nas políticas públicas voltadas a esse público.

(fotos: Paulo Winz)

 

ProJovem Urbano

Com a parceria do Governo Federal do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa era voltado principalmente às pessoas entre 18 e 29 anos que haviam interrompido os estudos. A iniciativa formou mais de 25 mil cidadãos e cidadãs em Fortaleza.

Pré-Vestibular Popular de Fortaleza

O Pré-Vestibular Popular de Fortaleza (POPFor) eram cursos pré-universitários e presenciais voltados aos alunos da rede pública de ensino. “O cursinho não faz parte das obrigações da prefeitura, mas foi uma decisão da gestão de Luizianne Lins”, afirmou Ana Maria Fontenele, então secretária municipal de Educação.

Programa de Prática Profissional em Informática

O Programa de Prática Profissional em Informática (ProInfor) qualificava para o mercado de trabalho os interessados em se desenvolver em tecnologia da informação (TI) e não tinham condições de realizar os cursos em instituições particulares.

CredJovem

O programa passou a oferecer empréstimos públicos a jovens empreendedores de Fortaleza. Os grupos interessados se inscrevem em editais e, depois, recebem o empréstimo da prefeitura. Com um detalhe fundamental: só têm que começar a pagar o valor recebido um ano depois, com 60% de desconto e parcelado em 10 vezes. “Foi um programa que deu muito certo”, destaca Luizianne.

Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – Rede CUCA

Os CUCAs são referência internacional em políticas voltadas à população jovem de periferia. Tratam-se de espaços enormes em que estão reunidos cursos de artes cênicas, fotografia, rádio e TV, cinema (para aprender e para assistir), quadras poliesportivas, piscinas semi-olímpicas e diversas outras atividades. Tudo de graça e de alto nível.

CUCA Barra (imagem: reprodução)

CUCA Barra (imagem: reprodução)

Luizianne construiu três CUCAs em Fortaleza, todos na periferia da cidade. Ela pretende, caso eleita, construir outros três.
“Antes dos CUCAs, os jovens entre 15 e 29 anos não tinham qualquer cobertura de políticas públicas. É uma idade fundamental da decisão de como vão seguir a vida. É neste momento que o Cuca entra na vida do povo de Fortaleza”, explica Luizianne.

Praças da Juventude

Aproveitando recursos federais do programa Praças da Juventude, concebido em 2007 pelo Ministério do Esporte durante o governo do ex-presidente Lula, Luizianne requalificou e revitalizou praças públicas – principalmente na periferia da cidade – para a socialização dos jovens. Além de espaço para práticas esportivas, as praças contam com programação cultural e wi-fi livre.

Raízes da Cidadania

O programa Raízes da Cidadania abrigava dois programas distintos: o Crescer com Arte e o Adolescente Cidadão, que atuava diretamente com os adolescentes em conflito com a lei. No projeto Crescer com Arte, os adolescentes tinham acesso a educação ambiental, oficinas de teatro, artes visuais, hip hop, esporte e informática, dando prioridade a jovens em situação de rua, conflito com a lei ou que tenham sido vítimas de exploração sexual. Já o Adolescente Cidadão é um programa de educação profissional e inserção socioprodutiva para jovens em situação de violação de direitos humanos.

Luizianne lamenta, novamente, o fato de o prefeito Roberto Cláudio ter acabado completamente com a iniciativa.

No vídeo abaixo, a candidata à prefeitura Luiziane Lins comenta as políticas para a juventude:

Políticas de Juventudes

Vamos falar sobre Políticas de Juventudes?#VoltaLôra #Luizianne13

Publicado por Luizianne Lins em Quarta, 7 de setembro de 2016

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil
PT abre alianças contra bolsonarismo, DEM e PSDB para defender o  povo Brasil

Mais notícias

PT Cast