Conta verde para reduzir CO2 no Ceará

Iniciativa da Coelce beneficia 430 mil pessoas. Empresa arrecadou 18 mil toneladas de resíduos recicláveis

Um projeto da Companhia Energética do Ceará (Coelce) tem estimulado a reciclagem por meio de descontos na conta de luz. Pela iniciativa inédita no País e premiada pelas Nações Unidas, as pessoas doam materiais recicláveis e ganham o benefício.

Até agora, 430 mil clientes foram favorecidos e a empresa arrecadou 18 mil toneladas de resíduos e, como contrapartida, descontou R$ 2,3 milhões em bônus. A ideia foi o caminho encontrado pela companhia para compensar as emissões de gás carbônico (CO2) a partir do uso da energia elétrica.

De acordo com o coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo, em entrevista à “Agência Brasil”, a ação ressalta nas pessoas a consciência de que o consumo de energia contribui para o aumento de CO2.”Deve haver conscientização da importância do consumo de energia elétrica de forma adequada, sem desperdício e, ao mesmo tempo, a consciência ambiental de fazer a reciclagem”, justificou.

Segundo estudo da Coelce, para produzir um quilo de alumínio, por exemplo, são emitidos 10 outros de CO2. Para reciclar o material, são gastos 300 gramas, aproximadamente. “Existe uma diferença enorme ao se reciclar e ao se produzir. É essa diferença entre a produção tradicional e o que é reciclado que a gente considera para compensar as emissões de CO2 do cliente”, explicou.

Para tanto, os consumidores de energia doam latas de alumínio, ferro, outros metais e vidros e, assim, recebem descontos na conta de luz. A Conta Verde, como é chamada, caracteriza-se pela capacidade de educar as pessoas ambientalmente. Os clientes da empresa recebem, na descrição da conta, a quantidade em que cada casa emite de CO2, logo, sabem como compensar.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast