Contas de Lula não têm valores ilegais, dizem advogados

Em nota, advogados do ex-presidente rebatem notícias divulgadas pela imprensa e reforçam que todas as contas de Lula já foram analisadas pela Polícia Federal

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmaram, por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (24), que todas as contas do petista foram analisadas e não têm valores ilegais.

A nota foi divulgada para desmentir, mais uma vez, informações sem sustentação noticiadas pela imprensa sobre a Operação Lava Jato. De acordo com notícias publicadas desde segunda-feira, a Polícia Federal teria feito conclusões de que o nome do ex-presidente constaria em planilha de pagamentos de propina apreendida com funcionários da Odebrecht.

Na nota, advogados do ex-presidente afirmam que acusações da Lava Jato contra Lula são típicas do lawfare, ou seja, da manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.

Em vídeo divulgado nesta terça-feira (25), o ex-presidente Lula reafirma que acusações feitas contra ele não têm provas. “A razão da minha vida é lutar. Lutar sonhando em conquistar coisas para esse país. Tentar provar que é possível melhorar a vida das pessoas. E ninguém, a não ser Deus, vai fazer que eu pare de fazer isso”.

Depois do Power Point vem o Excel

Se o Power Point não deu certo, agora a Lava Jato inventa acusações contra Lula com uma tabela de Excel, sem nenhuma base em provas ou movimentações financeiras, feitas por um delegado que sequer cuida das investigações sobre Lula. O ex-presidente teve todas as suas contas devassadas e jamais recebeu qualquer recurso ilegal."Quem pensa que vai me derrotar com mentiras, com chantagem, com safadeza, vai cair do cavalo.Eu posso perder uma eleição, aliás eu já perdi 4 eleições. Perdi para governador em 1982, perdi em 89, 94, 98 e não desanimei. Agora vou me desanimar porque perdi uma para a prefeitura? Aqui (em São Paulo) a gente só ganhou 3 vezes. A razão da minha vida é lutar. Lutar sonhando em conquistar coisas para esse país. Tentar provar que é possível melhorar a vida das pessoas. E ninguém, a não ser Deus, vai fazer que eu pare de fazer isso."

Publicado por Lula em Terça, 25 de outubro de 2016

Leia a nota, na íntegra:
“A Lava Jato não apresentou qualquer prova que possa dar sustentação às acusações formuladas contra Luiz Inacio Lula da Silva, mesmo após ter promovido devassa em relação ao ex-presidente, seus familiares, colaboradores, ao Instituto Lula e à empresa de palestras LILS.

São, por isso, sem exceção, acusações frívolas, típicas do lawfare, ou seja, da manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.

Neste caso, uma autoridade que não é a responsável pelas investigações em relação a Lula, emitiu sua “convicção”, sem lastro, para atacar a honra e a reputação do ex-presidente, repetindo o abuso praticado na coletiva realizada pelos Procuradores da Operação Lava Jato (14/9/2016), quando nosso cliente foi alvo de comentários sobre questões estranhas ao processo ali tratado.

Tal posicionamento não pode, assim, ser tratado como oficial, mas tão somente como a indevida e inconsequente opinião de um membro da Polícia Federal, sem elemento algum para autorizar a conclusão de que Lula recebeu qualquer vantagem indevida. Todas as contas de Lula já foram analisadas pela Polícia Federal e nenhum valor ilegal foi identificado.

Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira”

Da Redação da Agência PT de Notícias