Conversa com a Presidenta: Proteger as fronteiras é prioridade absoluta do governo federal

A presidenta Dilma Rousseff afirmou em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta que proteger as fronteiras para aumentar a segurança dos brasileiros tem sido e continuará sendo uma prioridade absoluta do governo federal.

Ao responder pergunta de Ricardo Gonçalves de Oliveira, 63 anos, sobre o controle de fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil e se há alguma ação especial para a Copa e as Olimpíadas, a presidenta disse que o governo tem reforçado significativamente a presença do poder público na região de fronteira com foco na repressão do tráfico de drogas, armas e outros ilícitos, com o Plano Estratégico de Fronteiras.

“O Plano envolve a atuação integrada dos órgãos de segurança pública, Forças Armadas, Meio Ambiente, Receita Federal e diversos outros órgãos federais, estaduais e municipais, e é coordenado a partir de um Centro de Operações Conjuntas, em Brasília (…) Em 2013, foram mobilizados 33.500 integrantes das Forças Armadas, além de 1.100 profissionais, entre policiais, fiscais e outros agentes públicos (…) foram apreendidos com os infratores R$ 80,1 milhões em bens, o que ajudou a enfraquecer as organizações criminosas que agem na fronteira seca do Brasil”.

Com relação aos grandes eventos, Dilma afirmou que foi aprimorada a estrutura institucional e ampliado o orçamento para intensificar ações de enfrentamento ao narcotráfico, contrabando e tráfico de armas e de pessoas.

“Além disso, estão em andamento ações de inteligência em conjunto com outros países, envolvendo o aprimoramento dos sistemas de informações criminais da polícia brasileira e sua interface com os sistemas da Interpol. Também promovemos a troca de informações sobre torcedores violentos. Criamos o Sistema de Comando e Controle para Segurança de Grandes Eventos, que será um dos legados da Copa. Ele é composto de dois Centros Integrados de Comando e Controle Nacionais e outros 12 Centros Regionais. Seis desses centros regionais já foram utilizados com sucesso durante a Copa das Confederações”.

(Blog do Planalto)

 

PT Cast