Cooperação energética aproxima Brasil e Uruguai

Investimento bilateral em energia eólica amplia capacidade dos países

Em visita ao Uruguai para inauguração do Parque Eólico Artilleros, no sábado (28), a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância de ações de cooperação entre os vizinhos para a integração e unificação da América Latina. Ao lado do então presidente Pepe Mujica, em último ato oficial à frente da Presidência do país, Dilma elogiou o compromisso de Mujica com o Uruguai. “Comove a todos os cidadãos latino-americanos e do mundo que possuem os compromissos de melhorias de vida, valores sociais e, sobretudo com a democracia e os direitos humanos”, declarou Dilma.

A presidenta permaneceu até a manhã deste domingo (1º) no país para se despedir do colega e prestigiar a posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.

A usina está localizada em Colônia, cidade a 170 quilômetros de Montevidéu. A inauguração é o desdobramento da cooperação entre os ministérios das áreas de energia do Brasil e Uruguai, estabelecido desde 2006.

O parque é uma parceria entre as empresas Eletrobras e UTE/Uruguai. Com um investimento bilateral aproximado de US$ 103 milhões, tem a capacidade de gerar 65 megawatts de energia. Parte foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina. A presidenta ressaltou o significado político, o poder transformador da usina e a estratégia de integração entre os países.

“Quando tiver sobrando energia aqui, nos iremos comprá-la. Quando ocorrer o oposto, vamos transferir para cá. Com isso, os dois países saem ganhando”, afirmou Dilma, em seu pronunciamento.

Potencial crescente – As empresas estudam a possibilidade de o potencial energético chegar a 2 mil MW. De acordo com o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, para a próxima etapa tem-se a pretensão de alcançar a produção de 300 MW.

“Temos obtido um know how muito forte também na geração eólica. Podemos ter entre o Brasil e o Uruguai uma Itaipu eólica”, ressalta o presidente.

Compartilhamento – Entre o balneário uruguaio Punta del Este e a cidade gaúcha de Candiota está sendo instalado uma interligação elétrica com capacidade de 500 MW. Ao Brasil compete a instalação de linha de transmissão de 672 MW de aproximadamente 60 quilômetros.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast