Coordenador de mídias sociais de Aécio divulga notícia falsa sobre data da eleição

Devido ao ocorrido, Jorge Lopes Cançado pode responder por crime de sufrágio, cuja penalidade é de até 6 meses de detenção

Na tentativa de confundir os eleitores, um dos coordenadores das redes sociais de Aécio Neves divulgou uma falsa notícia sobre mudança de datas nas eleições. Jorge Lopes Cançado publicou um post no Facebook sendo um comunicado oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto dizia que a fim de evitar confrontos violentos, o tribunal teria estabelecido dias diferentes para os eleitores de Dilma Roussef e Aécio Neves.

“Quem vota no Aécio deverá votar neste domingo, dia 26/10/2014. Quem vota na Dilma deverá votar no outro domingo, dia 02/11/2014”, disse na publicação. Por conta do episódio, Cançado pode ter que se explicar diante da Justiça Eleitoral e da Polícia Federal.

De acordo com o artigo 297, do Código Eleitoral, “trata-se de crime eleitoral impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio”, podendo ser aplicada uma penalidade de até seis meses de detenção, além de pagamento de multa. Esse não foi um caso isolado. O ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior fez a mesma publicação, usando o Twitter. O texto colocado no dia 22 de outubro, continua na página.

Alcance – Antes de ser deletado, o post de Cançado havia tido 4 compartilhamentos e 35 curtidas. O coordenador tem aproximadamente 3 mil amigos no Facebook. Já o de Tuma repercutiu muito mais, sendo retuitado 398 usuários e favoritado por 284. O perfil do ex-secretário é seguido por mais de 30 mil internautas.

De Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast