Cortes de Temer na Ciência comprometem a pesquisa brasileira

Ex-ministro Mercadante aponta que política fiscal do governo golpista impôs retrocessos à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Brasil

Foto: Eduardo Aiache

Mercadante: "da mesma forma que a pressão social derrotou o governo Bolsonaro e conseguiu aprovar o novo Fundeb, precisamos de uma ampla mobilização para derrotar esse novo ataque à educação pública"

Os cortes do governo ilegítimo de Michel Temer na Ciência, Tecnologia e na Educação já demonstram suas consequências na pesquisa brasileira. Doutores de todo o país buscam por trabalho, porém as seguidas retiradas de recursos dessas áreas deixam brasileiros sem um emprego. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações perdeu R$ 2,5 bilhões que foram congelados pelo governo golpista, segundo dados do próprio ministério. Na Educação a situação é ainda pior. O Ministério sofreu cortes de R$ 10,7 bilhões, também de acordo com os números do governo.  Além dos seguidos cortes orçamentários afetarem as oportunidades de emprego para os acadêmicos, o mesmo vem ocorrendo com o estudantes das graduações.

Em maio deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelou que a evasão universitária aumentou 47,8% entre 2016 e o ano passado. Ao menos 170 mil brasileiros, com idades entre 19 e 25 anos, abandonaram a graduação.

O ex-ministro-chefe da Casa Civil, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação Aloizio Mercadante destaca que a política fiscal de Temer, com a aprovação do Teto dos Gastos, acompanhada da recessão, impôs cortes crescente nos ministérios desde o golpe. “Esse arrocho orçamentário vem comprometendo a educação superior e a pesquisa científica, com graves retrocessos nas atividades de pesquisa, com a paralisação dos grandes centros de ciência e tecnologia e com fuga de cérebros para o exterior”, aponta.

Mercadante lembra que nos 13 anos do governo do PT os investimentos em pesquisa foram contínuos. “Projetos estruturantes foram implementados e um conjunto de políticas públicas de fomento a ciência e a pesquisa garantiram avanços expressivos na publicação de artigos, que colocaram o Brasil em 12º lugar no ranking da produção científica no mundo”, destaca.

Principais destinos de muitos doutores, as universidades e institutos de pesquisas também sofreram um profundo golpe com as políticas entreguistas de Temer. Os constantes cortes de orçamento levaram a uma redução das atividades o que representa menos oportunidades de trabalho e continuidade de pesquisas para os doutores brasileiros.

Segundo Mercadante, historicamente no Brasil, 60% dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação são públicos. “Nos países desenvolvidos, as empresa privadas empregam doutores e investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nesses países, que aplicam entre 2% e 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto), a participação de recursos públicos oscila entre 20% e 40%. O restante vem da iniciativa privada”, aponta.

 Ao longo dos 13 anos do governo do PT, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação fizeram investimentos que mantiveram projetos de pesquisa de ponta como, por exemplo, o acelerador de partículas-Sirius, o reator atômico multipropósito, o satélite geoestacionário, o desenvolvimento de softwares para um supercomputador.

Ele também cita como exemplo o conjunto de pesquisas e inovações no setor de óleo e gás desenvolvidos para a prospecção e exploração do pré-sal, a pesquisa aeronáutica em projetos da Embraer, a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), os Centros de Tecnologia e Inovação do Senai, que foram financiados pelo BNDES, além de bolsas de pesquisa e de pós-graduação, programas de iniciação científica e financiamento de pesquisas e intercâmbios internacionais, como o Ciência Sem Fronteiras.

13 anos de educação plena

“Quando chegamos ao governo, tínhamos apenas 3,4 milhões de matrículas de estudantes universitários em todo o sistema e cerca de 800 mil vagas para ingressantes ao ano. Deixamos mais de 8,1 milhões de estudantes universitários matriculados, com mais de 2 milhões de vagas para ingressantes. Ainda assim, se considerarmos os cerca de 9 milhões de inscritos no Enem, 7 milhões vão continuar excluídos do acesso à educação superior. O Enem, o Sisu, o Prouni, o Fies e a Lei de Cotas com recortes para estudantes de baixa renda e raça democratizaram o acesso à educação superior e 35% dos formandos em 2015, que fizeram o Enade, eram os primeiros da família a terem um diploma de curso superior”, diz Mercadante relembrando os avanços dos 13 anos do governo do PT na Educação.

Por Erick Julio, da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast