CPI investiga morte de jovens negros e pobres no Brasil

Iniciativa de criar comissão é do deputado petista Reginaldo Lopes

A Câmara dos Deputados criou, na terça-feira (3), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil. A iniciativa partiu do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Para Reginaldo Lopes, é preciso investigar as tristes estatísticas do país que demonstram que as vítimas dos homicídios ocorridos no Brasil são na maioria pessoas jovens, homens, negros e pobres.

“Queremos apurar as razões disso, as consequências e os impactos sociais e econômicos desta violência contra jovens. Queremos saber porque em apenas 5% destes homicídios são abertos inquéritos. De quem é a responsabilidade?” questionou o parlamentar petista.

“É fundamental o protagonismo deste parlamento para que se instaure processo investigativo próprio com vistas a lançar luz sobre as reais causas deste fenômeno, garantindo uma investigação criteriosa, conduzida sistematicamente com o fim de apresentar à sociedade brasileira as respostas necessárias para orientar a tomada de decisões pelos poderes públicos instituídos”, afirmou Lopes.

Dados – Segundo dados do Mapa da Violência de 2014, a taxa de homicídios no Brasil aumentou 148,5% de 1980 a 2012, totalizando mais de 1,2 milhões de vítimas. A pesquisa revela ainda que das 56.337 pessoas assassinadas no Brasil em 2012, mais de 30 mil vítimas são jovens e, destes, 92% são homens e 77% das vítimas, negros. Em algumas capitais do nordeste, por exemplo, a taxa de homicídio de jovens assume contorno ainda mais dramático e chega a ser 10 vezes maior que a taxa nacional que é de 29 para cada 100 mil habitantes.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações de Gizele Benitz, do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast