Cresce confiança do setor de serviços

Pesquisa da FGV mostra empresários mais esperançosos com o mercado para os próximos meses

Pela primeira vez no ano, a confiança do setor de serviços no Brasil voltou a crescer. O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado na segunda-feira (27), mostra que outubro registrou alta de 1,2% em relação a setembro deste ano, na série de ajuste sazonal.

O resultado mostra ainda que os empresários do setor estão mais esperançosos em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S) cresceu 4,4% em outubro.

O número de empresas que esperam um futuro melhor passou de 32,8% para 36% e a parcela das que acreditam em uma possível piora reduziu de 12,6% para 10,5%. Ao mesmo tempo, as empresas que esperam queda na demanda passou de 12,6% para 8,9%.

Segundo o consultor financeiro da FGV, Silvio Sales, a alta é positiva, mas o quadro geral do setor ainda é desfavorável. “De forma disseminada, sete dos 12 setores melhoraram suas expectativas, tanto em relação a demanda para os próximos três meses, quanto em relação a tendência dos negócios nos próximos seis meses”, explicou. A pesquisa ouviu 2.089 empresários, entre os dias 2 e 23 de outubro.

Veja análise de Silvio Sales, da FGV:

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias