Crianças imigrantes relatam maus-tratos e humilhações nos EUA

Chanceler golpista Aloysio Nunes esteve em abrigo de crianças brasileiras separadas dos pais e aprovou tratamento dado pelo governo de Donald Trump

AFP/Reprodução PT na Câmara

Crianças imigrantes detidas pelo Governo Donald Trump relataram maus-tratos e humilhações sofridas nos abrigos para onde foram levadas, após serem separadas de seus pais. Alvo da xenófoba política de imigração estadunidense, um adolescente mexicano de 13 anos descreveu um dos locais como um “pesadelo”. Desde o início da aplicação da política imigratória nos EUA, pelo menos 55 filhos de brasileiros foram separados de suas famílias, segundo nota do Planalto.

Apesar dos relatos que chocaram o mundo desde que a política absurda de Trump veio à tona, o governo golpista, após “vistoriar” as condições das crianças, chegou a seguinte conclusão: “está tudo bem com as crianças e elas estão bem vestidas”.

A “brilhante” conclusão do governo veio no dia 5 de julho quando os ministros golpistas Aloysio Nunes, das Relações Exteriores, e Gustavo do Vale Rocha, dos Direitos Humanos, vistoriaram os abrigos e, em mais uma posição de subserviência aos Estados Unidos, nada constataram e disseram que os jovens aparentavam estar “bem alimentados e vestidos adequadamente”, conforme nota publicada pelo governo Temer.

A servidão do governo golpista aos interesses dos Estados Unidos chegou a ser criticada pelo ex-presidente Lula em artigo publicado nesta quinta-feira (19) na Folha de S. Paulo.

Crianças fazem relatos chocantes

O relato do adolescente mexicano faz parte de 200 testemunhos reunidos entre junho e julho por organizações sociais e incluído em um processo em um tribunal da Califórnia contra Trump, de acordo com informações do El País.

O jovem mexicano revelou que ele e outras crianças detidas eram obrigadas a ficar em celas muito frias e que os guardas as acordavam à força no meio da noite. Entre os testemunhos, há relatos de que a água e comida fornecidas para as crianças detidas estavam em um estado tão ruim, que muitas preferiam não consumir.

Há 3 semanas, as secretarias de Relações Internacionais e de Movimentos Populares do PT manifestaram repúdio à política imigratória de Donald Trump. A nota criticou ainda o governo golpista de Temer por buscar  “agradar” o vice presidente estadunidense Mike Pence em sua vinda ao Brasil levando-o a “visitar” os imigrantes venezuelanos em território brasileiro, ao invés de exigir tratamento digno às crianças brasileiras e seus familiares.

Tolerância Zero

Em abril, o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, anunciou a política de tolerância zero do governo estadunidense. Com a medida, imigrantes detidos na fronteira com o México, que tentarem cruzar ilegalmente, incluindo os requerentes de refúgio, serão indiciados. Com as detenções, pelo menos duas mil crianças foram separadas de suas famílias, o que gerou indignação dentro e fora dos EUA.

 O Papa Francisco criticou a política do governo Trump e fez uma defesa da imigração, em especial na Europa. Durante entrevista à agência de notícias Reuters, ele afirmou que o populismo não é a solução para resolver as questões de migração pelo mundo. O pontífice apoiou ainda a declaração recente dos bispos dos Estados Unidos, que classificaram a separação das crianças dos pais de imoral e “contrária aos valores cristãos”.

O Papa não citou o presidente americano Donald Trump, responsável pela implementação da política de “tolerância zero” na fronteira do país com o México que já afetou mais de 2.000 crianças. Porém reforçou que políticos populistas estão exagerando sobre o assunto. “Alguns governos têm trabalhado nisso (o recebimento dos imigrantes) e as pessoas devem ser assentadas da melhor maneira possível, mas provocar psicose não é a cura. Populismo não resolve coisas. O que resolve é aceitação, estudo e prudência”, frisou.

Por Redação da Agência PT com informações do El País

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast