Cristiano Celestino: O povo quer votar

O golpe de estado que derrubou no ano de 2016 a presidenta eleita Dilma Roussef encontra se numa encruzilhada, uma sinuca de bico

Ricardo Stuckert
Tribuna de Debates do PT

O ex-presidente Lula foi a Porto Alegre na última terça-feira agradecer a solidariedade do povo

O poder golpista foi avassalador. Um choque se abateu sobre a nação. O povo atordoado demorou a se dar conta da situação. Derrubou Dilma, aprovou dezenas de medidas antipopulares, detonou o prestígio do país no cenário internacional, dilapidou o patrimônio público e atingiu gravemente adversários. Mas mesmo com todo este poder que inclui maioria no legislativo, domínio da estrutura judiciária, hegemonia nos meios de comunicação. Mesmo assim existe um impasse que os golpistas precisam superar para o prosseguimento e aprofundamento do golpe.

O povo quer votar. E aí reside a grande encruzilhada golpista. Pensava-se que a esta altura, Lula estaria politicamente morto e a continuidade do golpe seria mamão com açúcar. Ocorre que deu ruim. Apesar de todo o poder dos golpistas, Lula não está morto, pelo contrário. Está bastante vivo.

Para aumentar a complexidade da tarefa golpista, o povo quer votar em Lula. Pesquisas indicam Lula perto de 50 por cento dos votos válidos no primeiro turno. A simples exclusão de Lula da eleição não resolve. Perto de 50 por cento dos eleitores votariam com certeza ou poderia votar na candidatura com apoio do ex-presidente.

O povão rechaça completamente o golpe. A situação econômica deteriora dia após dia. Direitos trabalhistas jogados no lixo. Desemprego assolando o povão. Gás pela hora da morte, carestia generalizada apesar dos dados oficiais em contrário, reforma da Previdência ameaçando acabar com a previdência.

Na presidência o grupo mais desqualificado possível para ocupar as posições de comando.

Tudo isto contribui para aumentar o risco de uma medida de cancelamento da eleições.

Temos a encruzilhada golpista. Se tiver eleição Lula ou a candidatura por ele apoiada tem uma chance imensa de vitória com uma plataforma popular e antigolpe.

Por outro lado cancelar as eleições ou tirar Lula do páreo choca frontalmente com a vontade do povo de votar. Não é possível prever completamente o resultado de tamanha violência.

Resta saber se os golpistas vão dobrar a aposta. Eu pago pra ver.

Cristiano Celestino Dourado Borges Amorim, antropólogo e advogado, servidor público federal e secretário de Formação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores do município de América Dourada/BA 

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast