Cunha mentiu e não quer passar pelo crivo do julgamento, diz Rui Falcão

Após manobra, houve anulação do parecer, já aprovado, do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) no Conselho de Ética, que pedia a continuidade do processo de investigação contra Cunha

Brasília- DF 03-02-2016 Reunião da bancada do PT da câmara com a participação do presidente do PT, Rui Falcão para escolher Afonso Florence como novo Líder. Foto Lula Marques/Agência PT

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, acusou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, de mentir para os colegas e de promover manobra para evitar ser julgado.

“Ele disse que não tinha contas no exterior e existem fartas provas que comprovam a existência dessas contas. Essa foi a mentira pela qual ele está tendo que prestar contas no Conselho de Ética”, disse, nesta quarta-feira (3), após reunião da bancada do PT na Casa para eleição do novo líder.

O dirigente criticou a manobra que culminou na anulação do parecer, já aprovado, do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) no Conselho de Ética, que pedia a continuidade do processo de investigação contra Cunha.

Nessa terça-feira (2), o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), acolheu recurso que questionava decisão, o que resultou na volta do processo à estaca zero. “É uma manobra protelatória para evitar, ou retardar, o julgamento de seus pares”, condenou.

Ao elogiar a escolha de Afonso Florence para o posto de líder da bancada na Câmara, Rui Falcão disse que ele terá uma importante missão para manter a legalidade “numa casa presidida por alguém que consta mais nas páginas policiais que nas páginas da política”.

“E demonstrou isso mais uma vez ao protelar, de novo, o julgamento de seus pares, depois de ter mentido a todos vocês, mas não quer passar pelo crivo do julgamento”, reforçou.

Para o presidente da sigla, caso Cunha passe de denunciado à réu, devido ao pedido de afastamento do Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF), “dificilmente” terá condições de continuar no cargo pelo qual foi eleito.

“O deputado Eduardo Cunha, como é da sua tradição, mais uma vez manobrou para postergar o seu julgamento no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar”, repudiou o deputado Wadih Damous (PT-SP), em vídeo publicado em sua página no Facebook.

Segundo o petista, foi “fabricada” uma nulidade para fazer com que o processo que corre contra Cunha volte à estaca zero. “Isto é, recomece novamente, ouvindo depoimentos, juntando documentos”, disse.

“Mas acho que esse tipo de manobra vai dar com os burros n’água. Tenho certeza que o Supremo Tribunal Federal acatará o afastamento de Eduardo Cunha. Por isso, por mais que ele protele, por mais que ele manobre, não conseguirá fugir da Justiça”, concluiu.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast