Cúpula simboliza a importância estratégica que o Brasil tem para a União Europeia

O diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Oswaldo Biato, afirmou que a VII Reunião de Cúpula Brasil-União Europeia simboliza a importância estratégica da relação entre o Brasil e o bloco europeu.

Em conversa com o Blog do Planalto, o ministro detalhou parte da ampla agenda que deverá ser tratada pela presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (24), em Bruxelas, na Bélgica.

“Essa reunião de Cúpula simboliza a importância estratégica que o Brasil tem para a União Europeia e que a União Europeia tem para o Brasil. (…) É um parceiro extremamente importante na área econômica, além disso é também um parceiro muito importante na área política (…) também há entendimentos importantes e cooperação com a União Europeia na área de internet, como transformar a internet em um sistema que seja mais aberto e menos sujeito a espionagem. Temos uma relação também muito importante na área de ciência e tecnologia. A União Europeia é a região que mais recebe estudantes do Ciência sem Fronteiras”, explicou.

De acordo com o ministro, além da avaliação do estado em que se encontra a negociação de um acordo entre União Europeia e Mercosul, grandes temas da relação bilateral serão discutidos durante a cúpula. Entre eles estão o projeto de construção de uma linha de comunicação de fibra ótica direta entre o Brasil e a Europa – a primeira entre o continente europeu e a América Latina -, e o anúncio dos primeiros resultados do grupo criado no último encontro para colaboração nas áreas de ciência e tecnologia e de comércio.

“Hoje, quase todas as ligações são feitas através dos Estados Unidos, o que facilita, entre outras coisas, o processo de espionagem por parte da NSA – o serviço secreto americano. Então esse projeto [de construção de uma linha de comunicação de fibra ótica] está praticamente pronto, faltam alguns ajustes, mas eles discutirão essa questão. Também, uma coisa que é muito importante assinalar, é que nessa cúpula nós vamos anunciar os primeiros resultados de um grupo especial que foi criado na última cúpula, em janeiro de 2013, para as duas regiões colaborarem na área de ciência e tecnologia, comércio, facilitação de comércio”, afirmou.

Ainda sobre a questão da segurança na internet, Biato disse que a intenção do governo brasileiro é utilizar a cúpula para convidar a União Europeia a participar decisivamente do encontro a ser realizado em São Paulo, em abril, para a discussão do tema.

“Nós queremos utilizar essa cúpula para convidar a União Europeia a participar decisivamente dessa futura reunião sobre governo, futura governança da internet, que vai acontecer em São Paulo, em abril, em que vamos debater a questão da governança futura da internet, a necessidade de ao mesmo tempo assegurar a privacidade das pessoas, procurar coibir ao máximo a espionagem, e ao mesmo tempo garantir que a internet seja um espaço livre para todos. E a União Europeia, pelo posicionamento que ela tem tomado nessa questão, que é muito parecida com a brasileira, é um ator fundamental nesse processo”.

(Blog do Planalto)

 

PT Cast