Custo da eletricidade no atacado cai 20%

Preço de Liquidação das Diferenças é fixado em R$ 649 MWh em todos submercados de energia


O comportamento do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 9 a 15 de agosto apresentou queda de 20%. O preço médio fixado para todos os submercados foi de R$ 649,96/MWh.

O PLD, divulgado toda semana pela Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE), servem para estabelecer o montante de cada agente no rateio e liquidação de toda a energia não contratada, comerciada no mercado de curto prazo.

Os preços indicados pelo PLD rateiam o custo de despacho adicional por meio da utilização dos dados considerados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, para a otimização da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os preços variam por conta de condições hidrológicas, demanda de energia e preços de combustível.

O principal responsável para queda no preço na próxima semana operativa foi a de redução, em cerca de 1.700 MWmédios, na projeção do consumo de energia para todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), em um horizonte que vai até 2018. Essa alteração significativa foi apontada na antecipação da 2ª Revisão Quadrimestral de Carga, realizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A análise, que ocorre geralmente na primeira semana de setembro, foi antecipada, em caráter extraordinário, em virtude de que durante os estudos realizados pelos órgãos ter surgido uma alteração tão significativa.

A baixa no valor do PLD só não foi maior devido à tendência de diminuição das chuvas, em virtude da atenuação das frentes frias. A previsão é de que haja uma redução adicional de aproximadamente 700 MWmédios nas afluências do SIN em relação ao previsto anteriormente, sobretudo no Sul, até o final do mês de agosto. As afluências previstas são inferiores à média histórica mensal em todos os submercados.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Portal Brasil

PT Cast