CUT-VOX: 56% do Brasil quer que Lula possa se candidatar

A maioria dos entrevistados quer que ex-presidente tenha o direito de concorrer às eleições; para 40%, Sergio Moro não conseguiu provar nada contra ele

Mais da metade dos brasileiros entrevistados na pesquisa CUT-Vox Populi querem que Lula tenha o direito de se candidatar novamente à Presidência da República.

Foram 56% pessoas que defendem que, independentemente de ter ou não intenção de votar no petista, caso ele se candidate, é vital ao processo democrático brasileiro que Lula possa concorrer às eleições de 2018. Outros 34% acham que ele deve ser impedido e 10% não souberam ou não quiseram responder.

Apesar dos esforços midiáticos e políticos diários de forçar a ideia de uma condenação antecipada do ex-presidente em capas de revistas semanais e manchetes de jornais, 48% dos entrevistados afirmam que Lula deve ser julgado pelo povo brasileiro nas urnas. Outros 42% afirmam que o julgamento deve ser feito por juízes, e 10% não sabem ou não responderam.

O discurso golpista tem sido construído há meses, mas o povo sabe a verdade: 40% dos brasileiros e brasileiras sabe que o juiz Sérgio Moro nunca chegou a provar qualquer ligação entre o triplex e o ex-presidente Lula. Outros 33% acham que ele provou e 27% não sabem ou não responderam.

De fato, Lula é inocente. O imóvel é um patrimônio da OAS, que é a responsável pela manutenção e pagamento do condomínio do imóvel.

Em quase três anos de investigações, nem o juiz Sergio Moro, nem o Ministério Público, nem a Polícia Federal jamais encontrou malas de dinheiro, contas no exterior ou gastos exorbitantes em nome do ex-presidente Lula, o que é percebido pela maioria dos entrevistados.

Outros 40% avaliam que Lula é tratado pelo Judiciário de forma diferente do que outros políticos, como Michel Temer e Aécio Neves. Esse sentimento é mais forte no Nordeste, onde 54% dos entrevistados consideram parte da Justiça tendenciosa.

Os autos do processo são claros, e provam que Lula é inocente das acusações. Moro não seguiu a lei ao condenar sem provas o ex-presidente. O próprio juiz afirmou na sentença que não existiam provas de que Lula tenha morado, usado, ganhado ou adquirido o triplex.

Impedir a candidatura de Lula é o objetivo de um golpe que usa a politização do judiciário para promover a perseguição política não só de um homem, mas de um projeto de Brasil para todos e todas, aos direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras, à construção de uma nação inclusiva e soberana.

A pesquisa CUT-Vox Populi entrevistou 2 mil pessoas, entre os dias 9 e 12 de dezembro, em 118 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, e abrangeu todos os estratos socioeconômicos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast