Danilo Nunes: Precisamos falar sobre o PED

O PED 2017 será talvez um dos mais importantes em toda a nossa trajetória. Um momento em que a unidade partidária deve se construir em torno das idéias e do fazer político

Tribuna de Debates do PT

Foto: Lula Marques/Agência PT)

Aos Companheiros e Companheiras

Com base na conjuntura atual e em algumas das minhas reflexões que aparecem durante muitas conversas, brota em meu pensamento uma palavra que, acredito ser a mais apropriada para o momento que estamos prestes a entrar, o PED.

Fala-se, com divergências de algumas partes em reconstruir, resgatar, renascer, entre tantas outras palavras que vem sendo utilizadas por grupos, com o intuito de dar novos rumos ao nosso partido.

Eu, em minha pequena contribuição acredito que REINVENTAR é algo que casa com as idéias que tenho escutado. Pelo simples fato de o próprio ambiente em que vivemos sofrer, no decorrer dos anos transformações naturais resignificando os hábitos, costumes, expressões, política, cultura e sociedade é que penso em reinvenção da forma de se fazer política, da comunicação e diálogo com a população, na elaboração de políticas públicas, na aproximação das idéias, na democracia e debate interno, na unidade popular, na esquerda, na frente progressista, nos mandatos parlamentares, nos cargos públicos, nos executivos, na direção, na presidência, nas formas de organização, na formação, levando em conta que o PT, talvez seja o partido que melhor represente o Brasil por toda sua pluralidade e diversidade.

Volto a lembrar que o PED 2017 será talvez um dos mais importantes em toda a nossa trajetória. Um momento em que a unidade partidária deve se construir em torno das idéias e do fazer político. Infelizmente o sistema no qual estamos inseridos é de exploração, de manipulação, de massificação.

Para que possamos construir o Socialismo Democrático que consta em nosso bem elaborado estatuto se faz necessário que saibamos tramitar no sistema com o objetivo de desconstruí-lo, tijolo por tijolo, pedra por pedra.

Chamo a atenção ao termo “bem elaborado” fazendo referência ao documento maior de nossa direção partidária, pois as questões que constam nele são realmente bem pontuadas. Imprescindível lê-lo para que possamos adentrar o processo de discussão e formação de um novo diretório e dos novos rumos que tomaremos.

Digo reinventar não o PT, mas nossos braços seja na saúde, cultura, educação, sindicatos, mandatos e qualquer que seja o setor no qual estejamos inseridos. Reinventar é ter como base os nossos erros e acertos. É fazer a autocrítica e crítica com o objetivo de construir um caminho. Reinventar é reconhecer e tomar como referências nossas lideranças que, fizeram e continuam a fazer história na luta social, entendendo que acima de tudo são seres humanos e também se equivocam, mas são referências que construímos juntos e assim continuarão, pois estamos do mesmo lado, no mesmo partido e, não tenho dúvida que os acertos foram de grande valor para todos nós.

O PED se aproxima e com ele a maior tarefa de toda nossa história. Tarefa essa que, me coloco como um soldado companheiro de todos vocês para que juntos possamos fazer a nossa estrela brilhar mais alto do que nunca. E como dizia um jingle da campanha do nosso eterno presidente Lula:

“Não dá para apagar o sol / Não dá para parar o tempo / Não dá para contar estrelas /Que brilham no firmamento / Não dá para parar um rio / Quando ele corre para o mar / Não dá para calar um Brasil / Quando ele quer cantar / Bote essa estrela no peito / Não tenha medo ou pudor / Agora eu quero você / Te ver torcendo a favor / A favor do que é direito / Da decência que restou / A favor de um povo pobre / Mas nobre e trabalhador / É desejo dessa gente querer um Brasil mais decente / Ter direito a esperança e uma vida diferente / É só você querer que amanhã assim será / Bote fé e diga Lula lá”.

Entendamos como a nós mesmos o trecho em que se encontra o nome do nosso presidente Lula. Somos nós agora, Nós somos o PT e o PT somos nós. Juntos, com respeito às divergências, pois são elas que nos fazem crescer. Seguiremos em frente! O passado é um exemplo, o presente reinventaremos e o futuro só depende da gente.

Eu quero mais é botar o nosso bloco na rua!

Força Companheiras e Companheiros. Estamos juntos e JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Por Danilo Nunes, Historiador, Músico e Ator, filiado ao PT Santos/SP, para a a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast