Decisão do TCU é marcada por falta de critério, acredita Fontana

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmam que ficou comprovada ter a mesma prática sido utilizada em governos anteriores 

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) lamentou, na noite desta quarta-feira (7), a politização da sessão do Tribunal de Contas da União (TCU) que propôs a rejeição as contas 2014 do governo Dilma Rousseff.

Para o ex-líder do governo na Câmara, a decisão é incompatível com práticas também adotadas por governos anteriores e que foram apenas reproduzidas em 2014.

“A decisão do Tribunal de Contas é uma decisão que está muito marcada por uma falta de critério em relação ao que foi feito em anos anteriores”, afirmou Fontana, referindo-se ao fato de estar comprovada a utilização do mesmo critério de financiamento a programas do governo tanto nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O deputado afirmou que o grau de politização da decisão “parece evidente”. “A tendência, na minha opinião, é que o Legislativo não confirme essa decisão”, afirmou, otimista.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) fez coro com o colega gaúcho e destacou que a única diferença entre as contas 2014 e de governos anteriores foi de valores.

“Ficou comprovado que esse tipo de lançamento fiscal já tinha sido feito em outros exercícios. Portanto o TCU fez um julgamento quantitativo. O que vale é que você pode fazer esse lançamento, pode ‘transgredir a regra’, desde que não seja muito.”

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast