Decreto de Temer compromete estabilidade, diz conselho

Conselho Nacional dos Direitos Humanos pediu revogação do decreto que autoriza emprego das Forças Armadas no DF. Temer revogou decreto nesta quinta

Lula Marques/Agência PT

Polícia reprime ato em Brasília

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos divulgou nota, nesta quarta-feira (24), em que repudia o decreto do presidente golpista Michel Temer que autoriza o emprego das Forças Armadas no Distrito Federal.

Depois da Polícia Militar romper o acordo de paz com os organizadores do “Ocupa Brasília”, ato que reuniu mais de 200 mil pessoas contra Temer, por Diretas Já e em defesa dos direitos, o Exército agora atuará na capital federal com a justificativa de “garantir a lei e a ordem”.

Na nota, o conselho se posicionou pela revogação imediata do decreto, que tinha validade até o dia 31 de maio. Nesta quinta-feira (25), após duras críticas, Temer revogou o decreto.

Leia a nota, na íntegra:

“NOTA DE REPÚDIO AO DECRETO PRESIDENCIAL DE 24 DE MAIO DE 2017, QUE AUTORIZA O EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS PARA A “GARANTIA DA LEI E DA ORDEM” NO DISTRITO FEDERAL

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos – CNDH, órgão criado pela Lei nº 12.986/2014, repudia o uso das Forças Armadas para reprimir legítima manifestação de Movimentos Sociais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 24 de maio de 2017, contra a retirada de direitos constitucionalmente assegurados, após brutal repressão policial contra os manifestantes, comprometendo a estabilidade das instituições democráticas e republicanas deste país.

O Conselho repudia, igualmente, a extensão dos efeitos do Decreto Presidencial de 24 de maio de 2017 por uma semana, quando é de conhecimento público que o ato foi convocado apenas para a tarde deste dia 24 de maio, o que caracteriza inadmissível Estado de Sítio de fato.

O CNDH se posiciona pela revogação imediata do Decreto.

Brasília-DF, 24 de maio de 2017.

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS – CNDH”

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast