Democracia é melhor regime para 66%, diz levantamento

Índice é o maior para a série histórica do Datafolha. Preferência pela democracia é maior entre entrevistados com ensino superior completo.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8) pelo jornal “Folha de S. Paulo” aponta que 66% dos entrevistados acreditam na democracia como a melhor forma de governo. O índice de aprovação à democracia é o maior já registrado desde o início da série histórica, em 1989.

De acordo com o estudo, 15% dos pesquisados disseram não se importar se o regime político em vigor é uma democracia ou uma ditadura. O indicador é maior apenas que o registrado em 1993, quando 14% dos entrevistados responderam não ter preferência em relação ao regime político.

Além disso, 12% das pessoas ouvidas pela pesquisa disseram que, em certas ocasiões, é melhor uma ditadura a um regime democrático e 7% dos entrevistados não souberam responder às perguntas.

Entre os entrevistados que estudaram até o ensino fundamental, 57% acreditam que a democracia é sempre o melhor regime e 19% não se importam se o regime em vigor é democracia ou ditadura.

Para os pesquisados com ensino superior completo, 80% disseram que a democracia é sempre a melhor forma de governo. Apenas 7% com o mesmo grau de instrução avaliaram preferir um regime ditatorial.

O Datafolha ouviu 2.896 pessoas em 173 municípios nos dias 2 e 3 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast