Democratização e regulação da mídia é urgente no Brasil, diz Duvivier

Apenas seis grupos de comunicação no país são donos de 667 veículos entre emissoras de TV, rádio e telejornais

Em um debate sobre a democratização da mídia, o escritor e humorista, Gregório Duvivier, afirmou, nesta quarta-feira (9), que a regulação dos meios de comunicação é uma das questões urgentes para a sociedade atualmente. O Rio de Janeiro é a sede da discussão que recebe ativistas, pesquisadores e organizações da América Latina.

“Culturalmente são muitas emergências, mas acho que, sobretudo, democratizar a mídia. Claro que a comunicação vai influenciar muito na cultura, mas precisamos de uma lei de incentivo que seja um pouco mais democrática, mais pessoal e menos industrial”, afirmou Duvivier.

As concessões de emissoras de rádio e TV a deputados e senadores também foram outro ponto questionado pelo humorista. Essa prática contraria o artigo 54 da Carta Magna. “Esse é um problema muito sério por ser uma relação promíscua dos jornais com o Poder, o que é muito comum no Brasil”, ressaltou.

Para a blogueira Conceição Oliveira, esses oligopólios fazem do Brasil um país de grandes latifúndios, mais concentrado até que a própria terra.​“Estamos falando de um grande negócio que não quer apenas ser o quarto poder, mas ser a própria agenda política do Brasil, escolhendo quem eleger, quem é criminalizado, quem cai ou não”, disse.

Segundo dados do Instituto de Estudos e Pesquisa em Comunicação, seis grupos de Comunicação brasileiros são donos de 667 veículos entre emissoras de TV, rádios e jornais. Os especialistas destacam a apropriação das novas mídias pelos movimentos sociais e pela sociedade que publicam suas próprias narrativas em plataformas digitais e diz que esse pode ser uma importante maneira de se opor a essa hegemonia da mídia tradicional.

Porém, os especialistas que participam do debate afirmam que apesar desse avanço das mídias não tradicionais, ainda há uma grande necessidade de regulamentar os meios de comunicação.

Da Redação da Agência PT de Notícias

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